PPGMO

Projeto de sincronização em redes complexas recebe bolsa DCR

Por Fábio Gaio. Em 07/02/17 09:48.

Foco do estudo é o controle de sincronização em redes de energia elétrica e o estudo de propagação de terremotos em escala global

Um projeto que estuda os fenômenos de sincronização em redes complexas que envolvem, em um primeiro momento, o controle de sincronização em redes de energia elétrica e, posteriormente, o estudo de propagação de terremotos em escala global, foi contemplado recentemente com bolsa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR). O projeto Sincronização em Redes Complexas de Kuramoto é supervisionado pelo professor Celso Vieira Abud, coordenador do Programa de Pós-graduação em Modelagem e Otimização (PPGMO) e proposto pelo pesquisador Julio David da Fonseca.

O projeto consiste no estudo do fenômeno de sincronização em redes complexas descritas pelo modelo de Kuramoto. De acordo com Abud, trata-se de um problema importante na área de redes complexas referente à determinação das condições topológicas e dinâmicas que levam à emergência de diferentes comportamentos coletivos (sincronização). No contexto das redes complexas, conforme o professor, a sincronização é o fenômeno em que toda a rede ou pelo menos um grupo compartilha alguma propriedade característica da dinâmica. "Os fenômenos de sincronização em redes complexas tem atraído um grande interesse devido a suas implicações em diversas áreas da ciência", pontua.

O DCR é uma modalidade de Bolsa que visa o Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional, por meio da fixação de recursos humanos de comprovada competência para realizar pesquisas de impacto em regiões onde há certa desigualdade. No presente processo houve uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para o lançamento do edital, visando melhorias na região centro-oeste. O valor mensal da bolsa é de 4.200 reais e auxílio pesquisa de 40.000 reais durante a vigência do projeto.

Categorias: NOTÍCIAS