CISSP

Inscrições abertas para Comissão Interna de Saúde do Servidor

Por Fábio Gaio. Em 30/01/17 11:31.

Podem se inscrever servidores do quadro efetivo da Regional Catalão. Prazo termina dia 10 de fevereiro

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público Federal (CISSP) tem o objetivo de possibilitar o incremento de ações de promoção, visando atuar nos riscos à saúde e à segurança dos usuários dos órgãos públicos. Desta forma, a CISSP atua para a humanização no trabalho, prevenção de acidentes e agravos à saúde e melhoria das condições ambientais. O propósito da Comissão é, também, propor ações que desenvolvam a corresponsabilidade no gerenciamento da vigilância e promoção à saúde, estimulando a participação dos servidores.

Na Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a CISSP será criada conforme os critérios estabelecidos pela legislação e por orientações da própria universidade. Composta de no mínimo três e no máximo dez servidores efetivos, a escolha dos membros da Comissão poderá ser feita por livre manifestação, por indicação ou por eleição, para um mandato de dois anos, permitindo apenas uma recondução.

O servidor que desejar manifestar interesse no encargo da CISSP deverá se inscrever através do site <http://segtrabalho.catalao.ufg.br/n/94040-ficha-de-inscricao-para-membro-cissp-2017-2018> e preencher o formulário de inscrição. As inscrições serão realizadas no período de 01 a 10 de Fevereiro de 2017. A escolha dos membros da CISSP será feita por livre manifestação dos servidores em conformidade com a ordem do seu manifesto. Sendo assim, os dez primeiros servidores inscritos serão nomeados como efetivos e os demais serão suplentes de acordo com a ordem de manifesto. Os suplentes poderão assumir cargo efetivo, desde que, o membro efetivo falte a 3 reuniões consecutivas sem justificativa perdendo o seu mandato.

Dentre as primeiras atividades a serem realizadas pela CISSP constam: eleger o presidente e seu substituto; formular o calendário anual de reuniões da comissão; elaborar o plano de trabalho anual propondo metas e prioridades na perspectiva da segurança do trabalho; identificar os riscos nos ambientes de trabalho e nos processos de trabalho com a participação dos servidores; elaborar mapas de riscos (representação gráfica dos riscos ocupacionais) do ambiente de trabalho com a participação dos servidores.

Segurança do Trabalho

Desde 2016  a Regional Catalão conta com a atuação local da Divisão de Segurança do Trabalho (DiST), que é uma extensão das ações do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/ UFG). Antes, os assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalho eram tratados apenas no SIASS em Goiânia. A admissão da técnica em segurança do trabalho Daiane Meireles, possibilitou um melhor conhecimento da realidade vivida em Catalão, com possibilidade de intervenção e melhoria das condições de trabalho.

Para Daiane, a CISSP representa a continuidade e parceria com a Divisão de Segurança do Trabalho da Regional Catalão/UFG. "É o fortalecimento da busca de melhorias voltadas para a Saúde, Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida, além de melhorias dos processos e ambientes de trabalho", avalia. Além disso, segundo Daiane, com a atuação efetiva da comissão, é possível comprovar a necessidade de orçamento anual, com verba destinada a Segurança do Trabalho, para aquisição de Equipamentos de Proteção Individuais, equipamentos de combate a incêndios, treinamentos, manutenção preventiva, preditiva e corretiva de máquinas e equipamentos que evidenciam riscos iminentes e investimentos para a  busca da melhoria contínua em toda a estrutura da universidade. A Comissão deverá ter ainda uma importante atuação neste primeiro ano de mandato, quando deverá ser realizada a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Categorias: NOTÍCIAS