paralimpica_capa

Técnico e medalhistas paralímpicas visitam Regional Catalão

Por Fábio Gaio. Em 20/10/16 18:24. Atualizada em 21/10/16 07:43.

Atletas da seleção brasileira de voleibol sentado e técnico da equipe falaram sobre o perfil da deficiência no esporte paralímpico

Estudantes do curso de Educação Física da Regional Catalão e comunidade em geral participaram nesta quinta-feira, 20, de uma palestra proferida pelo professor e técnico da seleção brasileira paralímpica de voleibol sentado, José Guedes. As atletas medalhistas da Paralímpiada Rio 2016, Jane Freitas e Pâmela Pereira também participaram do diálogo.

Guedes tratou do perfil da deficiência no esporte paralímpico e trouxe, baseado em sua experiência como técnico da seleção desde 2010, um olhar para o caráter humano da questão. Segundo o técnico, infelizmente, muitas vezes os deficientes são considerados como pessoas invisíveis. "As pessoas com deficiência são desafiadas a andar nas cidades, falta acessibilidade e respeito", avalia. Para ele, os cursos de Educação Física e o esporte são de extrema importância para quebrar esse paradigma.

Já as atletas Jane e Pâmela falaram de sua trajetória no esporte paralímpico e tiraram fotos com os participantes da palestra, que quiseram conhecer a medalha e as jogadoras. Para a professora Heliany dos Santos, do curso de Educação Física, o evento foi considerado uma excelente oportunidade para dialogar com a equipe sobre barreiras, dificuldades e benefícios que as práticas corporais proporcionam ao deficiente.

 paralimpica_materia

 

 

 

 

 

Categorias: Notícias