simula_brasil

Grupo de Estudos em Modelagem e Simulação vence pela sexta vez concurso nacional de simulação

Por Fábio Gaio. Em 19/10/16 08:34.

Prêmio nacional de simulação de sistemas incentiva o uso da tecnologia de modelagem e simulação

A aluna Sara Aparecida da Silva Vaz e a professora Stella Jacyszyn Bachega, do curso de Engenharia de Produção da UFG - Regional Catalão, foram premiadas na categoria "Originalidade" no concurso SIMULA BRASIL 2016 – Prêmio Robert Bateman. A premiação ocorreu durante o XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). O Grupo de Estudos em Modelagem e Simulação (GEMS) teve modelo premiado pela sexta vez consecutiva no concurso nacional.

O trabalho desenvolvido teve como objetivo simular o sistema de emissão de ordens Base Stock Control System aplicado a um ambiente produtivo flow shop. Este é o trabalho de iniciação científica da aluna Sara Aparecida da Silva Vaz, participante do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

O modelo desenvolvido tem aplicabilidade empresarial, pois incentiva o uso da simulação na análise de desempenho de sistemas de emissão de ordens antes de sua efetiva implementação na linha de produção. Assim, as empresas podem simular alterações no sistema produtivo e avaliá-las de acordo com o objetivo almejado antes mesmo da efetiva aplicação.

O SIMULA BRASIL consistem em um prêmio nacional de simulação de sistemas, técnica de Pesquisa Operacional, que possui o intuito de incentivar o uso da tecnologia de modelagem e simulação PROMODEL. O concurso foi promovido pelo portal de ensino e pesquisa em simulação SIMULACAO.NET. Os patrocinadores do concurso são as empresas Belge e PROMODEL Internacional, e apoiadores são a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

O GEMS atua em modelagem matemática e com a técnica de simulação. O grupo foca em aplicações práticas para ambas as técnicas utilizadas, sendo que a escolha da técnica empregada depende das características do sistema/problema em análise.

Para a professora Stella, a participação no concurso de simulação é de grande valia para o curso de engenharia de produção, uma vez que incentiva o desenvolvimento dos alunos, ao lidarem com problemas empresariais práticos e ao utilizarem técnica que envolve complexidade e vasta aplicabilidade.

Categorias: Notícias