Curso de Engenharia Civil - Regional Catalão

Professor e aluno de Iniciação Científica de Engenharia Civil publicam artigo

Por Fábio Gaio. Em 17/10/16 09:21.
Artigo publicado em renomado periódico científico contribui para o entendimento da modelagem de comportamento mecânico de microestruturas

O aluno do Curso de Engenharia Civil e de Iniciação Científica Wanderson Ferreira dos Santos, juntamente com os professores José Julio de Cerqueira Pituba e Gabriela Rezende Fernandes, docentes do Curso de Engenharia Civil e do Programa de Doutorado da Regional Catalão, tiveram artigo publicado na edição de outubro do Periódico Matéria. Os autores integram o quadro de pesquisadores do Grupo de Modelagem Computacional de Estruturas da Regional e do Laboratório de Mecânica Computacional da Faculdade de Engenharia.

O artigo foi produto do desenvolvimento de pesquisas em conjunto, tendo a incorporação de resultados obtidos pela Iniciação Científica do aluno. O periódico é um dos melhores do país na área de Engenharias I e Ciência dos Materiais, sendo indexado em várias bases e com JCR (que analisa e compara o desempenho dos periódicos científicos). O artigo teve como título Analysis of the influence of plasticity and fracture processes on the mechanical behavior of Metal Matrix Composites microstructures. O estudo apresenta uma contribuição ao entendimento da modelagem numérica do comportamento mecânico de microestruturas de materiais chamados MMCs (compósitos de matriz metálica com reforço, em português) utilizando uma abordagem em várias escalas.

De acordo com o professor José Julio de Cerqueira Pituba, nos dias atuais, o desenvolvimento de novos materiais e o aperfeiçoamento dos existentes para determinadas aplicações na Engenharia vem sendo impulsionado pela caracterização em laboratórios com técnicas cada vez mais sofisticadas. Porém, explica o professor, a modelagem do comportamento desses materiais utilizando modelos matemáticos vem ganhando cada vez mais importância com o surgimento de novas formulações matemáticas e técnicas capazes de simular o comportamento de peças quando aplicadas na prática das Engenharias. "O objetivo é simular o comportamento desses materiais até níveis de carregamento que podem levar ao seu colapso, o que reverte em segurança no seu emprego", afirma.

O artigo trata do desenvolvimento de uma formulação matemática para simular o comportamento de microestruturas de materiais com crescente emprego, sobretudo na Engenharia Aeronáutica e Automobilística. Esses materiais compósitos possuem resistência e, ao mesmo tempo, leveza, o que os tornam atrativos para as aplicações em aeronaves, carros, turbinas, entre outros. "Por outro lado, o fato de se ter um aluno de Iniciação Científica já produzindo resultados com qualidade atestada em um periódico indexado e com boa circulação no meio acadêmico nacional, mostra a qualidade crescente dos trabalhos desenvolvidos e publicações na Regional Catalão", pontua o professor.

Categorias: Noticias Notícias