colombia 1

Regional Catalão recebe duas estudantes colombianas para intercâmbio

Por Fábio Gaio. Em 16/09/16 11:56. Atualizada em 20/09/16 15:47.
Estudantes devem passar seis meses em Catalão participando das atividades do curso de Engenharia de Produção.

As estudantes Juliana Villamizar e Andrea Carreño, da Universidad Francisco de Paula Santander, da cidade de Cúcuta, na Colômbia, estão na Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) deste a última terça-feira, 13, para participar de um projeto de intercâmbio no curso de Engenharia de Produção.

As jovens que cursam na Colômbia a graduação em Engenharia Industrial, passaram por um processo seletivo e devem permanecer em Catalão durante seis meses. Apesar da possibilidade de escolha de outro país, as alunas optaram pelo intercâmbio no Brasil por conta da cultura brasileira e da qualidade das universidades brasileiras.

Para Juliana, que está no Brasil pela primeira vez, as universidades brasileiras são consideradas as melhores da América Latina e a expectativa da aluna é que o período de permanência em Catalão seja de bastante aprendizado e interação. Já Andrea, que já esteve no Brasil em outra oportunidade, acredita que o intercâmbio deve contribuir tanto no aspecto profissional, quanto pessoal.

Para as duas estudantes, a principal impressão que tiveram com o Brasil e com a comunidade da Regional Catalão é a maneira de tratamento amável e atenta. "Em nossa universidade nem sempre as pessoas são atenciosas e aqui as pessoas são sempre atentas", afirma Juliana. Já com relação as aulas propriamente ditas, Andrea diz que a principal diferença está no uso do data-show como principal recurso didático. "Na Colômbia os professores usam mais o quadro e a leitura e aqui em todas as aulas os professores preferem o data-show", diz.

colombia2

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG