identidade ufcat 1

Evento discute identidade da Universidade Federal de Catalão

Por Fábio Gaio. Em 16/09/16 08:30. Atualizada em 16/09/16 12:08.

Discussão faz parte do processo de emancipação da Regional Catalão e resultou na primeira versão do documento sobre missão, visão e valores da nova Universidade.

A Comissão de Planejamento e Implantação da Universidade Federal de Catalão (UFCat) realizou nesta quarta-feira, 14, uma Consulta Pública sobre a identidade da Universidade Federal de Catalão: missão, visão e valores. O evento faz parte do processo de emancipação da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e contou com a realização de palestras e discussões em grupos de trabalho e oficinas temáticas.

Durante a abertura do evento, que contou com a presença do diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur Bittar, além de representantes da Associação dos Docentes da Regional Catalão (ADCAC), do Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação (Sintifes-GO) e do Diretório Acadêmico da Regional Catalão (DACC), os integrantes da mesa diretiva puderam falar rapidamente sobre a importância da Consulta Pública. 

A palestra inicial, ministrada pela professora Regma Maria Santos, do Instituto de História e Ciências Sociais (INHCS/RC-UFG), teve como tema os Elementos constitutivos da nossa identidade: pertinência de criação da UFCat. Em seguida, o professor Luiz do Nascimento Carvalho, do Instituto de Biotecnologia (Ibiotec/RC-UFG) falou sobre Poder e papéis sociais na instituição. Por fim, o professor Marcos Bueno, do Centro de Gestão e Negócios (CEGEN/RC-UFG) tratou da Elaboração de proposta da identidade organizacional da UFCat: missão, visão e valores. 

identidade ufcat 2

Após as palestras, os participantes foram divididos em dois grupos distintos, mediados pelos professores Thiago Jabur Bittar e Marco Paulo Guimarães. Nos grupos foram realizados os debates para a elaboração do texto sobre a identidade da UFCat, que resultou em duas propostas que foram juntadas após nova discussão, compondo o documento final que foi aprovado ao final no final evento. As discussões também foram acompanhadas por representantes da sociedade e pelo ex-prefeito de Catalão e parceiro da Regional Catalão, Haley Margon Vaz.

O diretor da Regional Catalão, considerou o evento bastante produtivo, com representantes de diversas categorias que formam a Universidade. "Temos agora um ponto de partida, uma proposta inicial, que, depois de melhorada e aprovada, norteará os rumos da UFCat", avalia. O próximo passo agora é realizar a ampla divulgação do documento, com a abertura do prazo para receber contribuições de toda a comunidade via e-mail. 

 

identidade ufcat 3

Confira abaixo a proposta de identidade da UFCat

Missão:

PROMOVER A CONSTRUÇÃO, A SOCIALIZAÇÃO, A POPULARIZAÇÃO E A TRANSFERÊNCIA DO SABER E DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO, CIENTÍFICO, ARTÍSTICO E TECNOLÓGICO DE QUALIDADE, PROPICIANDO A REFLEXÃO CRÍTICA, A INCLUSÃO E A FORMAÇÃO HUMANA, CIDADÃ E PROFISSIONAL PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA SOCIEDADE.


Visão:

CONSOLIDAR-SE COMO UNIVERSIDADE PÚBLICA DE EXCELÊNCIA, INCLUSIVA E DEMOCRÁTICA QUE, POR MEIO DO ENSINO, DA PESQUISA, DA CULTURA E DA EXTENSÃO FORME INDIVÍDUOS E PROFISSIONAIS QUE PROMOVAM A TRANSFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E SOCIAL.


Princípios:

• ÉTICA
• LAICIDADE
• EXCELÊNCIA
• ACESSIBILIDADE
• TRANSPARÊNCIA
• RIGOR, INTEGRIDADE CIENTÍFICA
• INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
• DEFESA DA GRATUIDADE E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
• RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E AOS DIREITOS HUMANOS
• INTEGRAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
• RESPEITO À DIVERSIDADE HUMANA, NATURAL E DE CONHECIMENTOS, À LIBERDADE E AO PLURALISMO DE IDEIAS
• ESTÍMULO À CULTURA, À ARTE E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO, SOCIOECONÔMICO E POLÍTICO
• PROMOÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, DA EQUIDADE DE ACESSO E DA CONDIÇÃO DE PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO

Categorias: Notícias