Projeto de Extensão "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso"

Projeto de Extensão do Curso de Enfermagem tem destaque em nível estadual

Por Welliton Alves. Em 11/04/16 15:58.

Relatos de experiências foram publicados em Boletim informativo da área e serão apresentados em evento estadual. Saiba mais!

No dia 08 de abril de 2016, no período vespertino, a Assistente Social, Sra. Marilene Gonçalves Silveira, Subcoordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa - Gerência de Programas Especiais (ATSPI/GPE/SPAIS/SES-GO), esteve na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão reunida com a Profª Dra. Ivânia Vera - Coordenadora do Projeto de Extensão "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso" e a Profª Graciele Cristina Silva, nutricionista e membro da comissão organizadora e executora do referido Projeto de Extensão.

Na oportunidade, foram discutidos os limites e as possibilidades de ações voltadas à Promoção da Saúde da Pessoa Idosa em nível locorregional.

 

Projeto de Extensão "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso"

 

Além disso, foi reforçado o convite para participar do Seminário: “Boas Práticas do Cuidado em Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica”, na cidade de Goiânia, no dia 03 de maio do corrente ano. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde, da Gerência de Programas Especiais e da Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, tem o objetivo de qualificar profissionais da Atenção Básica/Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em relação à execução da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Portaria 2.528/2006), as particularidades do cuidado para com a pessoa idosa e a troca de experiências exitosas realizadas em municípios goianos.

Neste dia, portanto, acontecerão as apresentações das Experiências Exitosas no Estado de Goiás, dentre elas, do Projeto de Extensão "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso" vinculado ao curso de Enfermagem da Regional Catalão, que inclusive, teve um artigo sobre experiências da atuação do  projeto publicado no Boletim Informativo "Saúde da Pessoa Idosa", edição de março de 2016, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde, pela Gerência de Programas Especiais e pela Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão intitulado "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso" acontece desde 2014 (2014-2015), em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do Sudeste Goiano. As  atividades práticas deste Projeto de Extensão acontecem com auxílio das Acadêmicas em Estágio Curricular Obrigatório (ECO I e ECO II) e acadêmicos da Disciplina de Processo de Cuidar do Adulto e Idoso I e II, e também de Docentes vinculados ao Curso de Enfermagem (Enfermeiros/Nutricionista/Farmacêutico) da Regional Catalão/UFG.

Os cuidados são efetuados nos moradores da ILPI, que abriga adultos e idosos, com média de idade de 70 anos, sendo 31,2 % do sexo masculino e 68,7% do sexo feminino. A forma de organização social existente na instituição é filantrópica e as condições sócio-econômicas da população assistida são de 97% aposentados.

 

Projeto de Extensão "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso"

 

Haviam 29 moradores em terapia medicamentosa, sendo 21 mulheres (72,41%) e 8 homens (27,58%), com predominância das classes medicamentosas de antipsicóticos: 12 (41,37%); e anticonvulsivantes: 12 (41,37%).

Um fato inovador, foi a criação e alimentação do Prontuário do Morador, que contém todo um conjunto de dados pessoais referentes às condições clínicas, físicas e histórico de saúde do morador da ILPI, alimentado por meio de exames e avaliações.

 

Projeto de Extensão "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso"

 

Atividades desenvolvidas

- Educação Permanente e Educação em Saúde;
- Comemoração do Dia do Idoso;
- Confecção de quadro de aniversariantes do mês;
- Intermediação de uma doação de uma cama hospitalar, efetuada por uma Unidade Hospitalar Privada no Município;
- Alimentação/anotações em Prontuário do Morador;
- Organização do Armário de Aço - dos prontuários do morador;

Outras atividades executadas foram:

- Listagem de medicamentos/dose usados pelos moradores;
- Diagnóstico situacional do quadro de pessoal da ILPI;
- Levantamento de recursos materiais presentes na ILPI.

 

Projeto de Extensão "Atenção a Saúde do Adulto e Idoso"

 

Muitas das atividades desenvolvidas foram divulgadas em meio científico, congressos e eventos, na modalidade "Relato de Experiência".

 

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Atenção a Saúde do Adulto e Idoso Enfermagem UFG Regional Catalão