Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Por Welliton Alves. Em 06/11/15 11:55.

Universidade Federal de Catalão foi o nome escolhido e enviado ao MEC.

Reunidos em Assembleia na tarde de ontem (05/11), os corpos docente, discente, técnico-administrativo em educação, terceirizados da Regional Catalão, e membros de órgãos da comunidade externa, sob coordenação da Direção da Regional, realizaram uma votação para escolha do nome da nova Universidade Federal autônoma desmembrada da UFG em Catalão.

 

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Corpos docente, discente e de servidores em geral da Regional estavam entre o público presente.

 

A convocação extraordinária desta Assembleia Universitária se deu por conta da urgência da redação de projeto de lei na Casa Civil a ser apresentado dia 19 de novembro pela Presidenta da República, confirmando a criação de duas novas universidades federais no estado de Goiás. Estas duas novas universidades surgem da emancipação das regionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), situadas nas cidades de Catalão e Jataí, ao patamar de universidade federais autônomas.

Em primeiro momento da Assembleia, foi apresentada a dinâmica para abertura da palavra a todas as categorias representativas da Regional Catalão presentes. Cada representante defendeu o nome sugerido por sua categoria como adequado para nomear a nova universidade.

 

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Diretor da Regional Catalão, Prof. Thiago Jabur, conduziu a Assembleia.

 

Aberta a palavra à representação docente, o Prof. Cláudio Maia, do Curso de História da Regional Catalão, ponderou defendendo o nome "Universidade Federal do Cerrado". Segundo ele, seria um nome que romperia para além do nome do município e daria dimensão da extensão da nova universidade. Por outro lado, outro representante docente, Prof. José Henrique Stacciarini, do Curso de Geografia, defendeu o nome "Universidade Federal de Catalão", destacando os 30 anos de luta de um grupo de professores e pessoas da sociedade de Catalão fortemente ligadas ao desenvolvimento do Campus da UFG em Catalão, por este momento de emancipação e coroação da universidade carregando o nome da cidade.

 

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Prof. Cláudio Maia representou a ala docente que defendia o nome "Universidade Federal do Cerrado".

 

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Prof. José Henrique Stacciarini, por sua vez, representou a ala docente que defendia o nome "Universidade Federal de Catalão".

 

Por parte da representação discente, a defesa também foi voltada ao nome "Universidade Federal de Catalão", sendo dito que esse nome confirmaria a conquista legítima da cidade em abrigar uma Universidade autônoma e que faria com que o nome Catalão fosse elevado em nível nacional.

 

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Representantes do corpo discente da Regional defenderam a opção que carrega o nome da cidade.

 

De parte dos técnico-administrativos, Roberto Tavares, representante da categoria e do sindicato da categoria, defendeu a ideia de nomes mais abrangentes, que representassem uma força regional, como "Universidade Federal do Cerrado" ou "Universidade Federal do Sudeste Goiano".

Por fim, uma figura política ilustre da cidade e com grande ligação ao desenvolvimento deste Campus da UFG em Catalão, desde sua instalação, presente na Assembleia, o Sr. Haley Margon, ex-prefeito e com título de Mérito Universitário, falou de sua dedicação em acompanhar o desenvolvimento desta universidade, desde sua gestão como prefeito, quando viu surgirem os primeiros cursos do Campus Avançado de Catalão. Segundo ele, essa luta é representativa da cidade e, portanto, a melhor opção seria o nome que leva junto o nome da cidade. Emocionado, findou sua fala dizendo "Cumpri meu papel na terra, mas pedi a São Pedro pra não me levar antes de ver a posse do reitor da Universidade Federal de Catalão".

 

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

Ex- prefeito de Catalão, Haley Margon não escondeu a emoção pela conquista almejada a anos por toda comunidade.

Após todas as ponderações, foi aberta a votação dos nomes sugeridos e levantados durante a Assembleia. As opções foram: Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal do Cerrado (UFCer) e Universidade Federal do Sudeste Goiano (UFSEG), Universidade Federal do Brasil Central (UFBC), Universidade Federal do Centro Oeste (UFCO) e Universidade Federal da Região de Catalão (UFRC). Na votação da primeira opção de nome a ser enviado para apreciação do MEC, foi escolhido por ampla maioria de votos o nome "Universidade Federal de Catalão (UFCat)". Em uma segunda votação, para escolha de um nome reserva e como opção, novamente por ampla maioria, foi escolhido o nome "Universidade Federal do Sudeste Goiano (UFSEG)".

 

Assembleia Universitária decide nome para a nova universidade federal em Catalão

"Universidade Federal de Catalão" é escolhido com ampla maioria de votos.

 

Validação e próximos passos

Imediatamente após a Assembleia, foi realizada também uma reunião extraordinária do Conselho Gestor que homologou o resultado da consulta realizada na Assembleia Universitária.

De acordo com o Diretor da Regional Catalão da UFG, Prof. Thiago Jabur Bittar, "a minuta de projeto de lei já está sendo feita e conterá o número de cargos de técnicos e recursos para a nova Universidade. Com o envio do projeto pela Presidente, o mesmo deve tramitar na Câmara dos Deputados e Senado até a sanção. Em seguida, a nova Universidade passa a funcionar em sua nova estrutura com apoio de uma instituição tutora por alguns anos".

Bittar ainda completa: "Estamos muito felizes por avançarmos nessa luta que é antiga e agradecemos a UFG por nos dar subsídios para o crescimento e entender que esse é um processo natural de crescimento, sendo que a nova instituição será de grande parceria, uma filha da UFG. Nesse ponto, os Reitores Edward Madureira e Orlando Amaral, juntamente com as Direções anteriores da Regional Catalão, em conjunto com os sindicatos e representantes da comunidade e autoridades políticas foram fundamentais para chegarmos a este ponto".

Doravante, a Direção da Regional Catalão dará os seguintes encaminhamentos para discutir com a comunidade universitária e externa trâmites do processo de transformação da Regional Catalão da UFG em Universidade Federal autônoma: reuniões semanais com a Comissão Interna, escolhida no Conselho Gestor; seminário com convidados com conhecimentos técnicos sobre o trâmite deste processo, assembleias com o público universitário e comunidade externa em geral, entre outras atividades.

Demais esclarecimentos têm sido divulgados pela Assessoria de Comunicação da Regional Catalão/UFG (ASCOM - RC/UFG) nos meios de comunicação oficiais disponíveis (site, perfis em redes sociais, etc.) e por diversos veículos de comunicação locais e estaduais.

 

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias criação de novas universidades Assembleia Universitária UFG Regional Catalão