I Conpeex RC

Anais do I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Regional Catalão - CONPEEX-RC

Por Welliton Alves. Em 23/10/15 10:19.
Confira os Anais da primeira edição do evento!

Desde 2004 a UFG vem realizando, anualmente, o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão em sua sede, em Goiânia, com participação de todas suas regionais. Com a expansão das regionais fora de sede tornou-se inviável o deslocamento e alojamento dos participantes, aproximadamente 300 em 2014 só de Catalão. Com a reestruturação da Universidade optou-se por descentralizar este importante evento possibilitando a participação de um maior número de estudantes das regionais do interior. Na Regional Catalão (RC) esta descentralização se concretizou em 2015.

O CONPEEX-RC se configura como o principal evento acadêmico da Regional Catalão, uma vez que agregará todas as áreas de conhecimento dos cursos ofertados na RC/UFG, na graduação e pós-graduação. Tem como objetivos a divulgação da produção acadêmico-científica-cultural da RC e a formação e melhoria do quadro docente da educação básica de Catalão e região.

O tema escolhido para esta primeira edição foi “A Interiorização do Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional Sustentável – Perspectivas e Desafios no Ano Internacional da Luz”. Fizeram parte do I CONPEEX: o III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Regional Catalão; a II Mostra de Extensão e Cultura da RC/UFG, a I Mostra de trabalhos do PIBID, I Mostra de trabalhos do PROLICEN, I Mostra de trabalhos finais de cursos de bacharelado e licenciatura, o Espaço das Profissões, além de eventos culturais.

Todas estas apresentações além de contribuir para a formação inicial de graduandos e pós-graduandos, em cursos de licenciatura e bacharelado, foram amplamente divulgadas nas escolas de Catalão e região, visando a contribuir também para a formação continuada dos professores da educação básica da cidade.

A realização do I CONPEEX-RC se configura como evento importante para a UFG como instituição federal de ensino superior avaliar a história de sua interiorização no sudeste goiano, avaliando as perspectivas e desafios que se apresentam, considerando as discussões internacionalmente colocadas no ano internacional da luz.

Que os artigos resultantes dos trabalhos apresentados no I CONPEEX-RC, constantes destes Anais, sejam uma forma de divulgar o conhecimento produzido nesta Regional da UFG. E que esta edição do CONPEEX da Regional Catalão seja a primeira de muitas na história do ensino superior federal público na região, no desafio de se fazer repensar e avançar na interiorização da educação pública, gratuita e de qualidade, como têm feito professores, alunos e técnicos ao longo de três décadas em Catalão.

Anais do I CONPEEX da Regional Catalão

Fonte: Comissão Organizadora do I CONPEEX da Regional Catalão

Categorias: Notícias Anais do I CONPEEX I Conpeex Regional Catalão UFG Regional Catalão