Reunião com o Governador

Direção da Regional Catalão solicita apoio para a criação da Universidade Federal do Cerrado

Por Welliton Alves. Em 08/10/15 13:51. Atualizada em 08/10/15 13:51.
Durante encontro com o Governador de Goiás, vários assuntos foram discutidos, inclusive a almejada criação de uma Universidade Federal em Catalão.

No dia 29 de setembro, em reunião realizada entre representantes da UFG e o Governador de Goiás, Marconi Perillo, foi discutido o apoio estadual para a implantação do curso de Medicina na Regional Catalão bem como o processo de emancipação das Regionais Catalão e Jataí, visando a implantação de duas novas Universidades Federais no Estado de Goiás.

O governador, Marconi Perillo, se dispôs a levar a demanda de emancipação ainda nesse mês de outubro para o Ministério da Educação (MEC) e também diretamente em audiência com a presidente Dilma Rousseff.

Reunião com o Governador

Durante as discussões, foram levantadas algumas considerações importantes para efetivação deste processo como a necessidade de articulação de toda comunidade universitária de um forte apoio de várias esferas do setor político, além da mobilização da sociedade catalana em torno deste objetivo.

O Reitor, Prof. Orlando Afonso do Valle Amaral, manifestou apoio da administração central da UFG a esta iniciativa, informando que a Regional Catalão já tem o porte de uma universidade e que algumas universidades que foram recentemente criadas não possuem a infraestrutura que a Regional possui hoje. Comentou, ainda, que a descentralização do orçamento da UFG em 2011 foi um modo de preparar as Regionais do interior para se transformarem em instituições federais independentes.

Segundo o Diretor da Regional Catalão, Prof. Thiago Jabur Bittar, “esse é um pedido amplamente discutido e com histórico de lutas. Em outubro de 2010, foi realizada a entrega em mãos de nosso projeto da Universidade Federal do Cerrado (UFCerr) ao, então, presidente Lula. De lá para cá, a infraestrutura foi melhorada, porém necessitamos de mais avanços, sendo que esta conquista garantirá maior autonomia e representatividade de nossa comunidade com o fortalecimento da interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil”, conclui.

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Criação da Universidade do Cerrado Reunião com o Governador UFG