I Workshop de Desmonte de Rochas da Regional Catalão tem abertura de estreia

Por Welliton Alves. Em 30/09/15 17:52. Atualizada em 01/10/15 16:31.
Evento tem o intuito de apresentar as técnicas e tendências sobre o tema, por meio de exemplos ocorridos no campo.

Na tarde de ontem (30/09), aconteceu no Auditório "Prof. Paulo de Bastos Perillo", na Regional Catalão, a abertura do I Workshop de Desmonte de Rochas, evento organizado pelo curso de Engenharia de Minas, em sua primeira edição. Curso este que está devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e agora inova com a realização deste evento com abordagem em uma atividade prática da área de Engenharia de Minas.

O evento, que tem como público-alvo engenheiros, geólogos, técnicos, estudantes dos cursos afins, representantes de fabricantes e outros profissionais com interesse em desmonte de rochas, foi construído dentro do departamento do curso com os objetivos de fornecer aos participantes o conhecimento sobre os principais métodos empregados na Perfuração e Desmonte de Rochas com Explosivos, e, avaliar as possibilidades para o incremento de produtividade, com ênfase nas técnicas e tendências sobre o tema, através de exemplos ocorridos no campo.

I Workshop de Desmonte de Rochas

Na cerimônia de abertura, portanto, estiveram compondo a mesa o Diretor da Regional Catalão Prof. Thiago Jabur Bittar, o Chefe da Unidade  Acadêmica Especial de Engenharias Prof. Marco Paulo Guimarães, o Coordenador do Curso de Engenharia de Minas Prof. Carlos Cordeiro Ribeiro, o Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros de Minas de Goiás Augusto Gusmão e o Coordenador do Evento Prof. Renato de Paula Araújo.

I Workshop de Desmonte de Rochas

De posse da palavra, o Diretor Prof. Thiago parabenizou toda a Comissão Organizadora e o Departamento do Curso de Engenharia de Minas pelos esforços em organizar o evento e chegar à realização do mesmo, diante de um cenário atual de crise econômica nas Universidades Federais, que acaba afetando a disponibilização de maiores recursos para tais fins. O Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Engenharias Prof. Marco Paulo trouxe em sua fala relevantes dados estatísticos que evidenciam a importância para Catalão e região, em haver o curso de Engenharia de Minas na Regional Catalão, e de um evento que traga experiências aos estudantes, inclusive das atividades mineradoras desenvolvidas localmente. Por fim, a palavra do Coordenador do Evento Prof. Renato de Paula Araújo foi no sentido de agradecer a todos os envolvidos na organização e colaboração para a construção do evento dentro do curso de Engenharia de Minas, levando em conta, principalmente, a demanda por parte dos estudantes em ter momentos como este para contato com o lado prático, e até, empresarial desta engenharia, além da apresentação da marca do curso e da Regional Catalão perante o cenário nacional.

I Workshop de Desmonte de Rochas

Ao fim do cerimonial, foram iniciadas as atividades do evento com uma conferência de abertura ministrada pelo Técnico em Mineração da Dinacon Soluções em Desmonte Marcos Vinicios. O mesmo abordou sobre Perfuração de Rochas, apresentando um histórico sobre esta atividade e a evolução dos métodos de realização da mesma ao longo do tempo.

I Workshop de Desmonte de Rochas

O evento segue com mais dois dias de atividades, sendo palestras e visitas técnicas à empresas locais do ramo de mineração. Confira na programação: http://lucaslima98.wix.com/workshopdesmonte#!programao-/ct9q.

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Engenharia de Minas Workshop de Desmonte de Rochas Abertura do evento