Abertura do XII Enacomp

XII Enacomp tem abertura abordando Big Data e a Internet do Futuro

Por Welliton Alves. Em 17/09/15 08:13.
Evento abrange a maioria dos tópicos de pesquisa em Ciência da Computação. Confira como foi a abertura!

Aconteceu na manhã de ontem (16), a abertura do XII Encontro Anual de Computação, no Auditório Paulo de Bastos Perillo, na Regional Catalão. Entre os presentes no cerimonial de abertura estiveram o Diretor da Regional Catalão Prof. Thiago Jabur Bittar, os Coordenadores do evento, Prof.ª Luanna Lopes Lobato, Prof. Márcio Antônio Duarte e Prof. Acrísio José do Nascimento Júnior, o Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia Prof. Alexandre Assis Bueno, o Vice-Coordenador do Curso de Ciência da Computação Prof. Tercio Alberto Santos Filho e o Secretário de Ciência e Tecnologia da cidade de Catalão Célio Almeida.

 

Abertura do XII Enacomp

 

                Esta edição do evento traz como tema "Computação: Tecnologia, Educação e Mercado", dando sequência à sua proposta de abranger praticamente todos os tópicos de pesquisa em Ciência da Computação, envolvendo teoria, métodos práticos e inovações tecnológicas. O evento já é caracterizado como um dos maiores da área, que ocorrem no sudeste goiano.

                A palestra de abertura foi realizada pelo Consultor de pré-vendas da Teletex IT Solutions, empresa parceira da Cisco, Jader Marasca, que abordou sobre "Big Data: Como lidar com o dilúvio de dados.", que apresentou o panorama de como lidar com o grande fluxo de dados que trafega atualmente dentro de empresas e demais ambientes da Internet, e as soluções desenvolvidas ao longo do tempo para contornar os desafios de armazenamento de Big Data.

 

Abertura do XII Enacomp

 

                Na sequência da programação do primeiro dia de evento aconteceram outras duas palestras. A primeira abordou sobre "Teoria X Prática" e foi ministrada por Miguel da Rocha Correia Lima, Diretor de Produção e P&D, da Landix Sistemas, que apresentou o impacto do conhecimento teórico adquirido e seu reflexo no âmbito da prática. A palestra seguinte, do Prof. Dr. Flávio de Oliveira Silva, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), abordou sobre "Internet do Futuro", apresentando os desafios e problemas da Internet atual e ilustrando a proposta de soluções que a Internet do Futuro precisará contemplar.

 

Abertura do XII Enacomp

 

Abertura do XII Enacomp

               

Além das palestras, o evento incorpora uma série de atividades, incluindo o tradicional Campeonato de Games e a Maratona de Programação, durante o período vespertino, e os minicursos realizados durante o período noturno.

                O evento seguirá com mais dois de atividades, incluindo uma festa de encerramento na noite de hoje (17). Confira na programação os horários das atividades do segundo e terceiro dia do XII Enacomp: http://www.enacomp.com.br/?page_id=12.

 

Abertura do XII Enacomp

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Abertura do evento XII Enacomp UFG Regional Catalão