Demandas imediatas da Regional Catalão são tratadas em reunião com a Reitoria da UFG

Demandas importantes da Regional Catalão são tratadas em reunião com a Reitoria da UFG

Por Welliton Alves. Em 15/07/15 15:45.
Assuntos como a construção do Centro de Convivência, os cortes orçamentários e a assinatura do contrato do Restaurante Universitário foram colocados em pauta.

Ontem (14), ainda durante a oportuna passagem da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela Regional Catalão, foi realizada uma reunião entre o Reitor, Prof. Orlando Amaral, seu Vice, Prof. Manoel Chaves, o Diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (CEGEF - UFG), Marco Antônio de Oliveira, o Diretor da Regional Catalão, Prof. Thiago Jabur, e a Coordenadora de Administração e Finanças, também desta Regional, Prof.ª Élida Silva.

Durante esse encontro, o Diretor Prof. Thiago Jabur apresentou as atuais demandas desta Regional que necessitam de atenção imediata da Reitoria para a busca de soluções, e algumas até, do apoio em negociações perante órgãos superiores, caso do Ministério da Educação (MEC).

O primeiro assunto abordado foi a construção do Centro de Convivência da Regional Catalão. Prof. Thiago Jabur demonstrou sua preocupação com o desenvolvimento deste projeto, por se tratar de um espaço muito requisitado e fundamental para toda a comunidade, sobretudo os estudantes. A verba para construção é advinda do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que acabou sofrendo corte de recursos (em relação à capital – investimentos - já em custeio – bolsas - não houve cortes), porém, o montante da verba já é suficiente para início das obras.

Questionada a respeito, a Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM) da Regional Catalão, que é a parte administradora das verbas concedidas pelo PNAES à Regional, na pessoa de sua Coordenadora, Maria Terezinha do Prado, expôs que apesar do corte orçamentário, realmente há saldo suficiente para o início da licitação visando a construção desta obra, ainda para este ano. Comentou, por fim, que a Coordenação está ciente da importância de que, o mais rápido possível, sejam resolvidos os trâmites burocráticos para viabilização da construção.

O Diretor do CEGEF, Marco Antônio, por sua vez, disse que a Universidade está empenhada em resolver a questão e iniciar a licitação, porém, existe uma demora na realização dos projetos complementares, que são feitos por empresas terceirizadas e que foram impactadas com os cortes de recursos. Diante desse parecer, a Regional Catalão, portanto, ficará no aguardo pelo desenrolar dos trâmites faltantes para início desta obra.

O segundo assunto colocado em discussão, e que vem sendo abordado pela mídia e também entre toda comunidade da UFG, foi o corte nos recursos de custeio e investimentos, repassados pelo Ministério da Educação (MEC) às Universidades em geral. Prof.ª Élida e Prof. Thiago mostraram a grande preocupação nos impactos dos cortes orçamentários, especialmente sob as compras essenciais, o custeio de funcionários terceirizados e o andamento de obras. Foi dito ainda, que pela falta de técnicos federais, o corte em terceirizados inviabiliza determinadas atividades na Regional. Prof. Orlando informou que está em constante negociação com o MEC para minimizar estes impactos, mas que neste ano, de fato, a economia deverá ser grande em todos os aspectos e que será um desafio para as Gestões de todas as Universidades Públicas. Ele acrescentou um pedido de compreensão, por parte de toda comunidade e ainda se dispôs a vir até Catalão para o próximo Conselho Gestor da Regional, que deverá ocorrer ainda neste mês de julho, que englobará também a questão da greve docente, ouvindo a pauta de reivindicação da categoria.

Uma importante demanda, abordada em sequência com os presentes, foi a questão de Funções gratificadas de Coordenações de Mestrados Profissionais. Atualmente, a Regional Catalão/UFG tem 4 coordenadores destes programas de pós-graduação que ainda não possuem esta devida gratificação, do tipo Função de Coordenação de Cursos (FCC's). Prof. Orlando informou que já requisitou oficialmente ao MEC, mas que ainda não obteve resposta. Prof. Thiago disse que, dessa forma, irá propor essa discussão ao Conselho Universitário da UFG, órgão máximo de deliberação na instituição, que poderá reforçar o pedido junto ao Ministério.

Por fim, algo que é de grande expectativa por parte de toda comunidade universitária da Regional Catalão, e que aguardava o término de uma das últimas etapas do processo licitatório, enfim caminhou para o desfecho tão aguardado. O Reitor, na oportunidade da reunião, assinou sua via do contrato do Restaurante Universitário, oficializando a contratação da empresa vencedora da licitação para fornecimento do serviço de alimentação. A partir dessa oficialização, a empresa devidamente licitada poderá iniciar os trabalhos de adequação do espaço com a instalação dos equipamentos, tendo um prazo de até 90 dias para começar o serviço. Vale ressaltar ainda que houve um grande empenho da Reitoria, Direção e Técnicos Administrativos para a agilização desse processo, mesmo ante inúmeras circunstâncias que foram surgindo em meio aos procedimentos de licitação.

Enfim, a reunião terminou com saldo positivo, onde as demandas que requerem maior atenção no momento, estão de conhecimento da Reitoria, e demais membros presentes, e terão seus devidos encaminhamentos, a fim de viabilizar importantes avanços em termos de continuidade do crescimento e de melhoria do trabalho desempenhado na Regional.

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Reunião com a Reitoria Demandas imediatas Reitoria UFG Regional Catalão UFG