Realizada abertura do I Conpeex da Regional Catalão/UFG

Por Welliton Alves. Em 15/06/15 12:36. Atualizada em 15/06/15 17:00.
Evento, em sua primeira edição, objetiva a divulgação da produção acadêmico-científica-cultural da Regional Catalão para toda a comunidade Universitária e também à população de Catalão.

Na manhã de hoje (15), aconteceu no Auditório Paulo de Bastos Perillo, na Regional Catalão/UFG, a abertura da primeira edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONPEEX-RC) desta Regional. Tendo como objetivo principal a divulgação da produção acadêmico-científica-cultural da Regional Catalão para toda a comunidade Universitária e também à população de Catalão, o tema escolhido para esta primeira edição foi “A Interiorização do Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional SustentávelPerspectivas e Desafios no Ano Internacional da Luz”.

Abertura do I Conpeex da Regional Catalão

Com o intuito de integralizar as diversas atividades realizadas na Regional com a sociedade catalana, num evento grandioso, o I CONPEEX-RC terá integrado a si: o III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (SPPGI), a II Mostra de Extensão e Cultura, a I mostra de trabalhos do PIBID, a I mostra de trabalhos do PROLICEN, a I mostra de trabalhos de final de curso de Bacharelado e de Licenciatura, o Espaço das Profissões, além de minicursos, oficinas, mesas-redondas, conferências, palestras e diversos eventos culturais de grande qualidade.

A abertura, portanto, foi realizada com a presença do Vice-Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Prof. Manoel Rodrigues Chaves, o Pró-Reitor de Graduação da UFG, Prof. Luiz Mello de Almeida Neto, o Diretor da Regional Catalão/UFG, Prof. Thiago Jabur Bittar e o Vice-Diretor da Regional Catalão e Coordenador Geral do evento, Prof. Denis Rezende de Jesus.

Abertura do I Conpeex da Regional Catalão

O Prof. Denis, enquanto Coordenador Geral da organização e realização do I CONPEEX da Regional Catalão iniciou os pronunciamentos e realizou agradecimentos gerais a toda equipe de funcionários de departamentos de cursos de graduação e órgãos da Regional, e membros da equipe gestora que se empenharam para organizar e fazer tornar realidade esse evento. Ressaltou ainda a importância deste, logo na primeira edição, evidenciada no número de trabalhos submetidos. Foram 304. Ele completou expressando seu contentamento com esse sucesso que o evento já mostrava antes de mesmo da sua abertura e desejou a todos um proveitoso I CONPEEX.

Abertura do I Conpeex da Regional Catalão

Em sequência foi a vez do Diretor da Regional, Prof. Thiago, estender os agradecimentos a toda equipe da Comissão organizadora do evento, citar o apoio financeiro conseguido junto a órgãos de fomento de pesquisa para custear atividades oferecidas no CONPEEX, e ressaltar que essa realização mostra a capacidade da Regional em abrigar um evento que possa realizar avaliações de trabalhos de alunos de programas como PIBID, PIBIC, etc., evitando os dispendiosos deslocamentos até Goiânia.

Abertura do I Conpeex da Regional Catalão

Também presente nesta abertura, o Pró-Reitor de Graduação da UFG, Prof. Luiz Mello exaltou a importância de um evento, com este porte, sendo realizado de forma autônoma, por parte da Regional Catalão, somado ao fato de incorpor a realização de outro grande evento da UFG em geral, que é o Espaço das Profissões. Ele elogiou ainda o desenvolvimento que a Regional Catalão vem demonstrando, conferindo à mesma um perfil para se tornar uma Universidade de pequeno a médio porte autônoma, com o tempo, e, fez menção ao tema do evento, ressaltando que foi uma escolha extremamente feliz, abordar o ano da luz.

Abertura do I Conpeex da Regional Catalão

Por fim, teve a palavra o Vice-Reitor da UFG, Prof. Manoel, que representando o Reitor, ressaltou sua felicidade com o crescimento da Regional, uma vez que, o mesmo, enquanto Diretor desta Regional, participou de muitos passos para a chegada no que é hoje. Deixou claro ainda, que toda equipe gestora da UFG tem empenho diário em sempre manter em construção e aperfeiçoamento, a busca por uma universidade pública, forte, qualificada e gratuita, em toda sua essência.

Abertura do I Conpeex da Regional Catalão

Terminado os pronunciamentos, aconteceu então a primeira conferência deste I CONPEEX da Regional Catalão, onde a mesma foi ministrada pelo conferencista, Prof. Poty Lucena, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O mesmo iniciou a conferência de forma descontraída e expôs os agradecimentos pelo convite em realizar a abertura de um evento desse nível. Sua conferência de tema "A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SEUS DESAFIOS ENQUANTO CONSOLIDAÇÃO" veio trazer uma abordagem reflexiva sobre o  "para que?" a universidade e "para quem?".

Abertura do I Conpeex da Regional Catalão

O I CONPEEX da Regional Catalão agora segue com sua programação até o dia 17 de junho, com atividades diárias de apresentação de trabalhos orais e em pôster, oficinas, minicursos, palestras e conferências, além de apresentações musicais e culturais. Confira a programação geral  no link: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/site9521/programacao.pdf e não perca nenhuma destas atividades e atrações.

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Abertura do evento I Conpeex Regional Catalão Regional Catalão