I Conpeex RC

Entrevista sobre o CONPEEX-RC

Por Thiago Jabur. Em 10/05/15 21:55. Atualizada em 25/05/15 08:19.
Veja entrevista com o Prof. Denis Rezende, coordenador Geral do I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Regional Catalão (CONPEEX-RC).

Denis- O que é esse evento e de onde ele surgiu?

Desde 2004 a UFG realiza esse evento, que surgiu do desejo da comunidade Universitária de apresentar seus trabalhos acadêmicos aos seus pares e também da necessidade de se avaliar os trabalhos científicos dos estudantes bolsistas. Desde então vem se consolidando como uma excelente oportunidade de, além da apresentação dos trabalhos acadêmicos, também de integração da comunidade. Com o CONPEEX os trabalhos de pesquisa da graduação, pós-graduação e extensão, de todas as áreas de conhecimento podem ser vistos e debatidos.

A ideia de realizar esse evento em Catalão veio do fato de ser muito dispendioso e cansativo enviar os estudantes e pesquisadores até Goiânia para uma semana de evento. Os participantes saiam às 04h30min da manhã e voltavam à meia noite. Muitos desistiam. Na verdade já foi realizado um evento equivalente aqui, o CONPEEC (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão de Catalão). Porém, como os bolsistas ainda eram obrigados a apresentar seus trabalhos no CONPEEX de Goiânia, o evento regional perdia força. Agora, com o advento do novo estatuto da UFG em vigor desde 2014, e da descentralização de diversas atividades, não será mais obrigatório aos bolsistas apresentar trabalho em Goiânia (exceto bolsistas PIBIC), então decidimos realizar aqui para que todos possam participar sem ter que sair de suas rotinas.

- Quando será o evento?

O evento será realizado de 15 a 17 de junho de 2015. Nessas datas, não haverá as atividades normais de aula, justamente para que todos os estudantes e professores possam participar do evento.

- Quem pode participar do evento?

Qualquer membro da UFG, professores, estudantes e técnicos, e até mesmo de fora dela, das demais Universidades, e do ensino médio, também. No site do evento tem a modalidade referente a cada participante.

- Quais as modalidades de apresentação de trabalho?

Nós separamos nas modalidades de bolsistas de graduação, pós-graduação e extensão. Alunos no final da graduação também terão a oportunidade de apresentar seu trabalho de conclusão de curso. E quem não se enquadra em nenhuma dessas modalidades também pode participar com qualquer trabalho que tenha algum resultado para mostrar.

- Então é um evento bastante inclusivo?

Totalmente inclusivo! Oferece a oportunidade para todos participarem com submissão de resumos ou como ouvinte.

- Na verdade essa é uma das diferenças com o evento que ocorre em Goiânia, não é mesmo?

Esse é nosso maior diferencial. Nós vamos dar oportunidade para, inclusive, alunos do ensino médio, onde temos trabalhos conjuntos como o  PIBIC Ensino Médio.

Outra atividade que será integrada ao CONPEEX é o “Espaço das Profissões” que é uma exposição para a comunidade externa (principalmente alunos de ensino médio) dos cursos de graduação da UFG Catalão. Esse evento já acontecia todo ano em outro período mas agora será realizado conjuntamente ao evento maior da Universidade, que é o Conpeex-RC. Para aqueles que vierem apenas para o Espaço das Profissões não é necessário fazer inscrição.

- Qual o valor da inscrição?

Zero! Todas as atividades são totalmente sem custo.

-Haverá certificado para os participantes?

O participante precisa se inscrever para poder receber seu certificado de cada atividade. Serão minicursos , palestras, conferências, mesas-redondas e apresentações culturais. Virão palestrantes de todo o Brasil.

- Qual será o tema deste evento?

A Comissão Organizadora, ouvindo sugestões de toda a comunidade, decidiu pelo tema "A Interiorização do Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional Sustentável – Perspectivas e Desafios no Ano Internacional da Luz". O tema entra no debate da Regionalização da Pesquisa e aproveita o fato de 2015 ser escolhido pela UNESCO como "O Ano Internacional da Luz". Nós teremos várias atividades com este tema, sendo uma grande conferência plenária com o professor Prof. Ildeu de Castro Moreira (IF-UFRJ) que é um grande divulgador científico.

- Como pode ser vista a programação?

No site http://www.conpeex.catalao.ufg.br/

- Quem são os organizadores e apoiadores?

Todos os coordenadores da Regional Catalão estão envolvidos, desde a Coordenação de Extensão e Cultura, passando pelas Coordenação de Graduação, Coordenação de Pós-Graduação Pesquisa e Inovação, até a Coordenação de Administração e Finanças.

Em relação à fomento estamos recebendo aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e da CAPES, além do custeio da própria Regional Catalão.

- Alunos, técnicos e professores podem apoiar na organização do evento?

Sim, no site do evento será aberta a possibilidade de inscrição na modalidade de monitoria, que resultará em um certificado de carga horária para os que participarem.

- Haverá apresentações culturais?

Até o momento estão confirmadas duas apresentações, uma da orquestra sinfônica e outra da Banda Pequi, de Goiânia. Sugestões de atividades culturais ainda podem ser feitas para a Comissão Organizadora que verificará a viabilidade delas.

Fonte: Organização do CONPEEX-RC