RU finalizada a construção

RU da Regional Catalão da UFG, com edital de licitação pronto, segue rumo à abertura

Por Welliton Alves. Em 03/03/15 11:30. Atualizada em 03/03/15 14:06.

Matéria traz um "raio-x" para informar à comunidade interessada sobre o andamento de cada etapa rumo a ativação do RU na Regional Catalão.

O funcionamento do Restaurante Universitário (RU) da Regional Catalão/UFG é motivo de expectativa para todos os envolvidos no processo que envolve sua instalação e abertura, incluindo a Direção e toda comunidade acadêmica da Regional.

Ainda no ano passado, em 21 de outubro, foi realizada uma Audiência Pública (Relembre aqui!) na Regional Catalão que objetivou tratar deste assunto e explanar qual era a situação de momento do RU. Na oportunidade, a participação dos alunos, docentes e técnicos presentes foi proveitosa, uma vez que os mesmos expuseram suas opiniões, trouxeram sugestões em vários aspectos, considerados muito oportunos para finalização do edital de licitação. A equipe gestora da Regional Catalão deixou explícito também quais estavam sendo os impedimentos da abertura do RU, as próximas etapas, e principalmente com relação às questões financeiras de orçamento e subsídios. Relembrando também que o RU foi uma construção iniciada em 2011 e entregue em outubro de 2012; desde então, seguem-se os esforços para sua consolidação, com a aquisição dos equipamentos e seleção da empresa que irá operá-lo.

 

RU em construção no ano de 2012

 

RU finalizada a construção

 

Pelo fato de o RU ser bastante aguardado, estar sendo alvo de questionamentos de toda comunidade e apresentar constantes evoluções nas etapas que eram aguardadas à época, foi realizada uma entrevista com cada uma das pessoas envolvidas no processo burocrático de consolidação do funcionamento do RU, a fim de se esclarecer e tornar público a todos em que etapa se encontra, o que ainda necessita fazer e o que já há definido para que o RU possa ser entregue ao uso.

Como primeira pessoa neste processo, aparece a Divisão de Patrimônio, Almoxarifado e Manutenção de Equipamentos (DPAME) da Regional Catalão, coordenada pelo servidor Sérgio Idalino. Perguntado sobre quais atribuições a DPAME desempenhou e desempenha nos trâmites de abertura do RU, o coordenador informou que a DPAME, primeiramente, realizou, ainda em dezembro de 2014, a desocupação do espaço físico do RU que, em um primeiro momento de todo esse processo, estava sendo utilizado como depósito de equipamentos em geral da Universidade.

Posteriormente, com apoio do Departamento de Manutenção e Almoxarifado (DMP) da Regional Goiânia, realizou-se o cadastro de todos os materiais no Sistema de Controle de Bens da UFG, incluindo: maquinário de cozinha industrial com câmara fria (58 itens), mobiliário para refeitório (533 cadeiras, 88 mesas) e ar condicionado. O valor dos equipamentos adquiridos chega a cerca de 921 mil reais. É importante ressaltar que essa aquisição foi complexa por se tratar de diversos itens de fornecedores diferentes, sendo muitos industriais, feitos sob encomenda (o último equipamento a chegar data de fevereiro de 2014).

 

Maquinário de cozinha industrial

 

Refeitório do RU pós limpeza e organização do mobiliário

 

Referente à instalação dos equipamentos, Sérgio Idalino informou que essa atribuição não está a cargo da DPAME e será algo verificado com os fabricantes dos equipamentos e as empresas concorrentes a prestar o serviço no RU.

Por fim, o coordenador finalizou ressaltando que após os bens estarem devidamente "patrimoniados", e o espaço físico livre para visitas de empresas que vierem a participar da licitação de serviço, foi realizado o repasse da gestão do mesmos à Coordenação de Assuntos da Comunidade Acadêmica (CCOM) da Regional Catalão, uma vez que, a parte administrativa relacionada ao RU será da alçada deste setor.

Passando para a próxima pessoa do processo, e que concentra as atuais etapas em andamento, a Divisão de Compras da Regional Catalão, chefiada pelo servidor Sérgio Antônio Ribeiro Júnior, surge como a responsável por toda a parte licitatória que envolveu a aquisição dos equipamentos e mobiliário que já se encontram no RU, e agora a que envolve a contratação da empresa que prestará o serviço de fornecimento da alimentação, o que inclusive é a etapa atual em relação aos trâmites para ativação do RU.

Segundo Sérgio Antônio, foi finalizada a elaboração do edital de concorrência, que está sendo apreciado (junto com os demais documentos do processo) pela Procuradoria Jurídica e Pró-reitorias e dará início de fato ao certame, momento de análise das propostas das empresas interessadas em busca da que se enquadre nos interesses da Regional Catalão para o serviço, sendo mais adequada e vantajosa.

Realizada essa parte que envolve a liberação do edital, em um prazo estimado de 30 a 45 dias, espera-se o resultado final de todo o certame. Finalizando, ele expôs ainda que a expectativa é de que após a assinatura do contrato por parte da empresa ganhadora da concorrência, com um prazo de mais 30 dias com a emissão de empenho pela universidade, a mesma já deverá iniciar seus trabalhos nas dependências do RU. É importante ressaltar que nesses prazos podem ocorrer intervenções jurídicas diversas.

Por conseguinte, e talvez como a mais importante pessoa de todo esse processo, aparece a Coordenação de Assuntos da Comunidade Acadêmica (CCOM), coordenada pela psicóloga Maria Terezinha do Prado. Consultada sobre esta coordenação abrigar grande parte da gerência dos recursos financeiros e do acompanhamento do funcionamento do RU, Maria Terezinha expôs que a questão da alimentação da comunidade acadêmica, que atualmente funciona com o pagamento da Bolsa Alimentação, benefício advindo dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e que faz parte do programa de bolsas de auxílio estudantil da UFG, passará a ser ofertado com o fornecimento de refeições pelo RU da Regional Catalão.

Sobre o recurso financeiro que a CCOM dispõe, ela ainda ressalta que todo ele advém do PNAES, que é um programa de assistência que apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. A CCOM, portanto, converte esse recurso em assistência estudantil, ofertando bolsas de auxílio estudantil previstas pela UFG (moradia, alimentação e permanência), realizando obras, adquirindo material pedagógico e mantendo instrumentos de apoio, como o RU.

Observando a questão da alimentação em específico, Maria Terezinha esclareceu que em vista desse custeio de alimentação de estudantes beneficiados acontecer por meio da CCOM, a partir da instalação do RU os recursos serão destinados a custear as refeições destes alunos, então já beneficiados pela Bolsa Alimentação, e também há uma expectativa de que se conseguir beneficiar cerca de 50% das refeições dos demais alunos em geral da Regional. Vale informar que não foram definidos ainda o valor da refeição e a divisão dos recursos de assistência estudantil.

Em acréscimo, ela revelou que a CCOM ganhará como componente um profissional nutricionista, cujo processo de seleção já se encontra solicitado ao centro de Seleção da UFG para ser realizado o concurso de contratação. Este profissional realizará, como parte da UFG junto à empresa prestadora do serviço, o acompanhamento e supervisão de todo serviço de alimentação fornecido, observando as questões de qualidade e nutrição do alimento, qualidade no atendimento, organização do serviço, dentre outros aspectos.

Finalizando, a expectativa dela, enquanto coordenadora da CCOM, é de que passado todo o prazo para realização dos devidos processos de contratação da empresa, instalação da mesma nas dependências, maquinário e pessoal em condições, o RU possa iniciar seu pleno funcionamento a partir do segundo semestre deste ano, respeitando os prazos que devem ser obedecidos nos trâmites que envolvem essa parte licitatória em que se encontra. Ela, por fim, fez questão de ressaltar também que essa transição de fornecimento de programa de bolsas significará um salto grande e positivo no tocante ao projeto Alimentação dos estudantes, uma vez que, o RU garantirá o cumprimento do intuito do projeto, que é realmente o de alimentar o estudante.

Feito esse "raio-x" por meio de entrevista das partes envolvidas, a Direção da Regional Catalão, na pessoa do Diretor Prof. Thiago Jabur Bittar, relata ainda que participa intensamente de cada etapa desde o início de sua gestão, ciente da grande importância em colocar o RU em funcionamento. É dessa forma então que o Diretor empenha em observar todas as questões que permeiam cada etapa de evolução, a fim de reivindicar e buscar garantir que seja concluído, de modo transparente aos estudantes e demais membros da comunidade acadêmica, todo esse processo de ativação do RU.

Questionado sobre o trabalho da Direção em agilizar essa conquista para os estudantes, o Diretor expôs que o empenho está grande, sendo feito todos os encaminhamentos pertinentes e as devidas cobranças. "Ocorre que temos uma pequena equipe de licitação, com alguns pregoeiros em licença, equipe essa que tem que realizar todas as demais compras da UFG Catalão. Solicitei a eles prioridade no desenvolvimento deste edital, que teve o auxílio de escrita e revisão da Coordenação de Administração e Finanças (CAF) e dos colegas da Regional Jataí, que também estão realizando a abertura de seu restaurante. Além disso, existem pontos que dependem da atuação da Reitoria em Goiânia, como a parte de verificação legal e a seleção via concurso do nutricionista", relatou Jabur.  

O Diretor ainda explicou que todo cuidado foi tomado na escrita do edital, feito sem atropelos e com consulta à comunidade, especialistas e colegas de outras universidades no sentido de garantir que a empresa ofereça um serviço de qualidade, tanto de atendimento e, principalmente, em relação ao alimento oferecido. "A empresa deverá ter um nutricionista contratado que irá gerenciar todo o processo com a supervisão do nutricionista da UFG Catalão, que terá apoio de uma equipe especializada da Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade. Nosso pessoal irá verificar todo o funcionamento, cobrando qualidade constante, verificando, por exemplo, a limpeza e manutenção do espaço e ouvindo constantemente os usuários do serviço".

Fonte: ASCOM e Direção da Regional Catalão/UFG

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