III Feira de Ciências da Regional Catalão/UFG

III Feira de Ciência da Regional Catalão/UFG encerra com Show da Física e premiação

Por Welliton Alves. Em 07/11/14 17:10.

Edição da Feira encerrou-se com sucesso de participação das escolas de Catalão e região.

Na tarde de hoje (07), aconteceu a parte final da III Feira de Ciência da Regional Catalão/UFG, organizada por uma comissão de professores da Regional, dos variados cursos, juntamente com a Coordenadoria Institucional de PIBID.

A comissão organizadora formada pelas professoras: Lucélia Martins, Márcia Santos, Cristiane da Fonseca, em conjunto com as Coordenadoras Geral da Feira e Institucional de PIBID, respectivamente, Simara Maria Tavares e Ana Flávia Vigário, realizaram a cerimônia de encerramento desta edição do evento, realizando a premiação dos trabalhos de destaque de cada categoria.

Foram 30 escolas, entre elas estaduais e municipais, de Catalão e região, expondo seus trabalhos. Trabalhos estes que envolveram cerca de 50 professores, dentre estas escolas, trabalhando como orientadores dos projetos participantes.

Fazendo um balanço geral, a Coordenadora Geral da III Feira de Ciência da regional Catalão, Simara Maria Tavares fez os agradecimentos a todas as autoridades de educação presentes, agradeceu às escolas e  professores envolvidos pelo incentivo no desenvolvimento de trabalhos, além de agradecer também aos alunos, os verdadeiros protagonistas do evento. Ela estendeu ainda os agradecimentos a toda equipe diretiva, gestora e de infraestrutura da Regional Catalão pelos esforços e todo apoio despendido para que se realizasse esta edição da Feira.

Antes da premiação, portanto, aconteceu a apresentação da Experimentoteca de Física com o show "Física no palco", realizado por um grupo de alunos alunos do Curso de Física da Regional Catalão/UFG, coordenados pela Prof. Ana Rita Pereira. A equipe, com um show totalmente interativo, executou experimentos físicos e abordou variados conceitos da Física nestes, contando com a participação dos "cobaias" presentes. E dessa forma, divertiram e ensinaram a todo o público presente através da Física.

Premiação

Por fim, foi realizada a entrega dos prêmios às equipes com trabalhos vencedores em cada categoria, estando entre os prêmios distribuídos: medalhas, jogos educativos, tablets e smartphones.

O resultado da III Feira de Ciências da Regional Catalão, portanto, foi o seguinte:

• ENSINO INFANTIL
    • 1º LUGAR: A História das Sementinhas - Creche MEIMEI - Catalão-GO
    • 2º LUGAR: As formigas, os cupins e as abelhas também trabalham - Colégio Sousa Araújo - Catalão-GO
  • ENSINO FUNDAMENTAL I (Ciências Naturais)
    • 1º LUGAR: Cultivo de hidropônicos e o uso da reciclagem - Colégio Sousa Araújo - Catalão-GO
    • 2º LUGAR: A importância do vento como gerador de energia elétrica - Colégio Sousa Araújo - Catalão-GO
    • 3º LUGAR: Fotossíntese: Processo essencial que mantém a vida no planeta - Escola Municipal "Nilda Margon Vaz" - Catalão-GO
  • ENSINO FUNDAMENTAL II (Ciências Humanas)
    • 1º LUGAR: Aprendendo Geografia física com maquete 3D - Instituto de Educação "Matilde Margon Vaz" - Catalão-GO
    • 2º LUGAR: Relevo brasileiro - Escola Estadual "Rita Paranhos Bretas" - Catalão-GO
    • 3º LUGAR: Gerador de Energia - Colégio Estadual "Prof. Zuzu" - Catalão-GO