noticia1320163076_ORIG.jpg

Núcleo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais promove Simpósio

Por FABIO MARCIO. Em 23/11/11 07:06.
Nesta quarta-feira, 23, serão realizados minicursos e atividades dos grupos de trabalho. A noite tem apresentação de grupo de catira e Mesa de Diálogo

Foi aberto na noite desta terça-feira, 22, no auditório Professor Paulo de Bastos Perillo, o II Simpósio Questão Agrária, Educação do Campo e Movimentos Sociais. O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais (GETeM/UFG/CNPq), vinculado ao Departamento de Geografia do campus.

Durante a abertura o coordenador do evento, Marcelo Rodrigues Mendonça, lembrou que o grande objetivo do Simpósio é proporcionar a troca de saberes, por meio de um diálogo efetivo a partir de ações contruídas com os trabalhadores, populações atingidas por barragens, camponeses, professores da rede escolar e comunidade em geral. A cerimônia foi prestigiada por estudantes, professores e pesquisadores, além de  reprentantes do Sindicato dos Professores de Goiás (Sintego), Diretório Acadêmico (DACC) e Movimento Camponês Popular (MCP).

A palestra ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Sérgio Sauer, trouxe para o debate a expansão do agronegócio, tendo como destaque a estrutura fundiária e a disputa por terras no Brasil. Aspectos como a demanda por terra e por alimentos, estrutura fundiária e expansão de culturas como soja e cana-de-açúcar, foram alguns assuntos abordados pelo palestrante.

A programação se estende até quinta-feira, 24 e nesta quarta-feira, 23, durante o dia, serão realizados minicursos e atividades dos grupos de trabalho. A noite, às 19 horas, acontece a apresentação do grupo de catira da Fundação Cultural Maria das Dores Campos e às 19h15 ocorre a Mesa de Diálogo Metodologia de Pesquisas em Geográfia Agrária.

Clique aqui e acesse a programação do Simpósio

Fonte: Geografia - CAC/UFG