Curso de Psicologia promove Conferência Sobre Saúde Coletiva

Por FABIO MARCIO. Em 26/10/11 06:25. Atualizada em 22/10/13 10:51.
Evento debateu aspectos que envolvem o Sistema Único de Saúde e as ações em saúde básica

O curso de Psicologia do Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o curso de Enfermagem, promoveu na noite desta terça-feira, 25, a I Conferência de Saúde do Curso de Psicologia e o I Colóquio da ABRAPSO Catalão. O evento foi realizado no auditório professora Sirlene Duarte e contou com a presença de estudantes, profissionais de saúde e comunidade em geral.

A palestra proferida pelo médico psiquiatra e diretor do CAPS de Catalão, Augusto César da Fonseca, abordou os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de uma explanação rápida, porém abrengente, o profissional trouxe informações acerca da história, da implementação e da atualidade do SUS e do Programa de Saúde da Família (PSF), enfatizando os desafios da proposta.

A professora do curso de Psicologia do CAC, Emilse Terezinha Naves, falou das experiências e propostas da parceria firmada entre UFG e rede pública de saúde do município de Catalão, abordando também as diretrizes do SUS com relação a saúde básica. Em seguida foi aberto o espaço para debates e perguntas da platéia.

Uma nova edição da Conferência deverá ser realizada no próximo ano, desta vez com a participação do ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, que por motivo de agenda, não pode comparecer nesta primeira edição do evento.

Fonte: Ascom - CAC/UFG