Aluna de Iniciação Científica e professor de Engenharia Civil publicam artigo em periódico científico

Por FABIO MARCIO. Em 31/10/11 05:53. Atualizada em 22/10/13 10:51.
Artigo trata da aplicabilidade prática de modelos matemáticos baseados na Mecânica do Dano para análise de estruturas em concreto armado

A aluna de Iniciação Científica do Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maíza Silva Lacerda, e o professor do Departamento de Engenharia Civil, José Júlio de Cerqueira Pituba, publicaram no periódico IBRACON Structures and Materials Journal (indexado em qualis Capes) o artigo Simplified Damage Models Applied in the Numerical Analysis of Reinforced Concrete Structures, que trata da aplicabilidade prática de modelos matemáticos baseados na Mecânica do Dano para análise de estruturas em concreto armado, utilizando versões do modelo para análises uni e bidimensionais.

O modelo pode ser empregado na estimativa do comportamento mecânico de estruturas de concreto armado sob o regime de serviço. O artigo é fruto de parte da pesquisa desenvolvida pela aluna, com bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação do professor.

O professor Julio Pituba, explica que diversos professores e alunos do curso de Engenharia Civil, fazem parte do Grupo de Modelagem Computacional de Estruturas, e para ele, a participação de uma aluna de Iniciação Científica e a publicação no periódico científico, considerado bem conceituado no meio acadêmico brasileiro e internacional, demosntram a crescente qualidade nas pesquisas realizadas no Campus Catalão.

Fonte: Ascom - CAC/UFG