noticia1316784006_ORIG.jpg

Artes cênicas movimentam o Festival Siriema

Por FABIO MARCIO. Em 26/09/11 04:34. Atualizada em 22/10/13 10:51.
Peça "O caso dos irmãos Naves" apresentada pelo Grupo EmCena emocionou o público

O Grupo EmCena de Teatro apresentou na noite desta quinta-feira, 22, no Auditório Professor Paulo de Bastos Perillo, o espetáculo “O Caso dos Irmãos Naves”. A peça é uma das atrações do Festival Siriema, que acontece no Campus Catalão até sábado, 24.

A história é tida como o maior erro do judiciário brasileiro e ocorreu na década de 1930 em Araguari. Segundo o diretor geral do grupo Thiago Scalia, a peça faz com que o público presente se identifique com o ambiente familiar e com drama vivido pelas personagens em busca da verdade. Thiago explica que no inicio da produção do espetáculo o objetivo era de um resgate cultural, no entanto, durante as apresentações eram relatadas histórias iguais as vividas pelos personagens, a partir de então, o espetáculo passou a ter um cunho de denúncia das injustiças que ocorrem no país.

“O Caso dos Irmãos Naves” retrata o drama de dois irmãos araguarinos condenados injustamente por um crime de latrocínio que não cometeram. Segundo os autos do processo, eles foram acusados de ter matado e roubado o primo Benedito Pereira Caetano depois de um negócio fracassado que não rendeu o quanto esperavam. Só em 1952 a verdade se fez valer. Benedito foi encontrado vivo em um sítio em Nova Ponte-MG, onde estava escondido durante o processo. Os jornais da época davam a noticia “Morto vivo de Araguary reaparece e inocenta família”. O caso teve fim, mas as histórias de sofrimento e de injustiça continuam até hoje com milhares de outros brasileiros que pagam por crimes que não cometeram.

O público presente se emocionou com a história dos dois irmãos e para Tânia Ferreira Santos, enfermeira, que veio prestigiar a peça, a história relata o sofrimento, mas, acima de tudo, a luta, a fé, a força de uma família unida e a verdade que transpõe barreiras para se tornar clara e evidente sempre.
 

Confira aqui a programação do Festival Siriema

 

Fonte: Ascom - CAC/UFG