noticia1316612553_ORIG.jpg

Festival Siriema: arte e cultura no Campus Catalão

Por FABIO MARCIO. Em 23/09/11 07:20. Atualizada em 22/10/13 10:51.
Festival de Artes Integradas de Catalão oferece a comunidade oficinas, mostras de cinema, artes cênicas, música e muito mais

Foi aberto na noite desta terça-feira, 20, no Auditório Professor Paulo de Bastos Perillo, no Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG) o I Siriema – Festival de Artes Integradas de Catalão. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil e diversas autoridades da cidade. A professora Karine Regis Duarte, do departamento de Psicologia do CAC, vestida a caráter, de Siriema, foi um dos diferenciais idealizados pelos organizadores.

O professor Edward ressaltou em sua fala que as atividades culturais dão um brilho a universidade, promovendo a integração com a sociedade. Já o diretor do campus,  Manoel Rodrigues Chaves, disse que o festival já está inserido no calendário da instituição e que veio de encontro ao que era as pretensões da diretoria, e afirmou que todas as manifestações culturais terão apoio da direção, na medida do possível. Para o professor Rodrigo Fratti, um dos organizadores, a arte pode ser vista como um instrumento de luta, e que o festival vem para isso. Ele lembrou que o evento poderia ter ocorrido estando os professores em greve, o que não aconteceu. Foi ressaltando em todas as falas, o papel da universidade em fomentar a cultura na cidade, que com o festival está auxiliando neste fator.

Após a abertura do evento, foi proferida a palestra-show, com o músico Carlos Tampa, que apresentou de forma divertida e movimentada cordéis recitados, cantos, poesias, e contou com a participação da platéia. O artista ressaltou que é difícil para ele, como artista popular, se apresentar para acadêmicos.

O evento segue até sábado, 24, com oficinas, de artes cênicas, com grupos locais e da região, mostra de curtas metragens, exposição fotográfica, feira de artesanato, conferências e um festival de música independente, que fecha o Siriema em grande estilo.

Clique aqui e acesse a programação do Siriema

Fonte: Ascom - CAC/UFG