noticia1315247039.jpg

Aberta a Semana e Encontro de Química

Por FABIO MARCIO. Em 05/09/11 01:09.
Evento oferece a comunidade oficinas, palestras e mini-cursos até terça-feira, 6

Na última sexta-feira, 2, foi realizado no auditório Professora Sirele Duarte, a cerimônia de abertura da III Semana de Química e I Encontro de Química do Cerrado do Campus Catalão. A cerimônia teve inicio às 19h com a presença de aproximadamente 300 participantes, vindos de diversas universidades e empresas da região.

Foram proferidas duas palestras na cerimônia de abertura, a primeira pela professora Richele Severino, do Campus Catalão , e a segunda pelo professor  Antonio Carlos Hernandes, do Instituto de Física da Universidade São Paulo (USP - São Carlos).

A professora Richele ressaltou que o Ano Internacional da Química, celebrado durante todo este ano de 2011, surgiu em 2006, coom o objetivo de destacar a importância da Química na sociedade, em todas as etapas do desenvolvimento humano, dos primórdios até a civilização dos dias atuais. Ela afirmou que se devem celebrar as conquistas que devem atingir todas as pessoas, pois a sociedade não tem conhecimento da  importância da Química no cotidiano.

Outro ponto abordado foi à questão da responsabilidade social, onde a Química é vista como destruidora do meio ambiente, mas a professora disse que o químico transforma um material e também é capaz de transformar a sociedade. Finalizando ela ressaltou que a missão deverá ser tentar passar para as outras pessoas a beleza da Química, que as vezes passa desapercebida.

O professor Antonio destacou o projeto de difusão cientifica, instituído na USP – São Carlos, onde o objetivo era de divulgar o conhecimento em diversos lugares, como igrejas, quadras de esportes, clubes etc. Para o professor, é de extrema importância que a sociedade veja o que esta sendo feito universidade, por isso considera importantíssimo o evento, onde se divulga o conhecimento para os alunos da instituição.

O evento segue até terça-feira, 9, com diversas atividades programadas, tais como minicursos, conferências, workshops, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

Acesse aqui a página da Semana e Encontro de Química

Fonte: Ascom - CAC/UFG