noticia1314962745_ORIG.jpg

Deputado Federal profere palestra sobre o Código Florestal e visita Centro de Documentação e Pesquisa

Por FABIO MARCIO. Em 05/09/11 06:07. Atualizada em 22/10/13 10:51.
Ronaldo Caiado falou para um grupo de mais de 200 pessoas e expôs seus argumentos a favor do novo Código Florestal

Na noite desta quinta-feira, 1, o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) esteve no Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG), onde proferiu uma palestra sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro. O parlamentar esteve ainda no Centro de Documentação e Pesquisa (Cedpeq) onde conheceu parte do acervo que retrata a história de Goiás.

Durante a palestra, o deputado expôs por cerca de uma hora, informações baseadas em dados oficiais que asseguram que a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro não irá aumentar a área desmatada no Brasil. Segundo Caiado, a legislação florestal brasileira sofreu diversas alterações ao longo dos anos e no entanto, em momento algum a questão foi discutida no Congresso Nacional. Para o parlamentar, estas mudanças tem gerado insegurança para o produtor rural por alterar diversas vezes o percentual a ser destinado como reserva legal e por isso, uma nova lei é fundamental.

A fala do deputado, no entanto, não convenceu parte dos estudantes, que recepcionaram Caiado com barulho, faixas e cartazes. Para o grupo a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro aumentará ainda mais a área desmatada no Brasil e a lei beneficia, segundo eles, apenas os grandes proprietários de terra em detrimento dos pequenos produtores rurais. Durante o espaço aberto para perguntas, parte do público expôs seus argumentos, confrontando algumas opiniões apresentadas pelo parlamentar, que rebateu as críticas.

Antes da palestra, Caiado esteve no Centro de Documentação e Pesquisa (Cedpeq) e se comprometeu a destinar recursos para a construção do prédio que abrigará o acervo do Cdpeq por meio de emenda parlamentar individual. Atualmente o Centro está instalado provisoriamente na Biblioteca e pela ausência de espaço, boa parte dos documentos históricos não estão expostos a comunidade.

Questionado acerca do anúncio do Governo Federal de criar quatro novas universidades na Bahia e no Pará, deixando Goiás sem a possibilidade de criar a Universidade Federal do Cerrado, Caiado afirmou que a luta pela autonomia do Campus Catalão é legítima, no entanto, o grupo de deputados federais que faz oposição a presidente por ser minoria, em diversas ocasiões encontra dificuldades para aprovação de projetos.

Fonte: Ascom - CAC/UFG