noticia1305205849.jpg

II Ciclo dos Colóquios da Física

Por Humberto Lidio. Em 01/06/11 02:02.
Os colóquios serão realizados quinzenalmente. No dia 12 de maio (quinta-feira), o tema é Espectroscopia de fluorescência no estudo de moléculas biológicas.

II Ciclo dos Colóquios da Física

Esta ação de extensão consiste da continuidade do ciclo de colóquios (iniciado em 2009) que trata de temas voltados à ciência. Estes colóquios acontecerão quinzenalmente e serão sempre estarão abertos à toda comunidade acadêmica da UFG/CAC e da cidade de Catalão. Usualmente, os palestrantes serão professores convidados de todos os campus da UFG (e em especial do Campus Catalão), e sempre que possível convidaremos professores de universidades de todo o país. Os colóquios serão ministrados por professores sobre temas atuais das ciências em linguagem adequada aos estudantes.

Para dar início ao ciclo de colóquios convidamos o Prof. Dr. Eduardo Sérgio de Souza, Prof. Adjunto I do Departamento de Física da UFG/Campus Catalão. O seu colóquio tratará a respeito de uma técnica para caracterização física conhecida como espectroscopia de fluorescência.

Título: Espectroscopia de fluorescência no estudo de moléculas biológicas.

Resumo: A espectroscopia de fluorescência tem sido empregada no estudo de moléculas biológicas, como proteínas, DNA, membranas, etc. O método de transferência de energia de fluorescência tem sido utilizado como uma régua molecular, permitindo a obtenção de distâncias intermoleculares da ordem de 10nm. Recentemente tem sido desenvolvidas técnicas de fluorescência para o estudo de moléculas individuais de DNA e de sua interação com proteínas. Serão apresentados resultados da aplicação destas técnicas em moléculas biológicas.

O colóquio será apresentado no dia 12/05/2011 (quinta-feira) às 17h30min (duração máxima de 60 minutos), na sala 109 Bloco Didático II.

Fonte: Coordenação do II Ciclo de Colóquios da Física