Gráficos e relatórios

Graduação da UFCAT obtém resultados positivos em avaliações de desempenho

Por Welliton Alves. Em 26/10/20 18:02. Atualizada em 29/10/20 12:52.
Cursos de graduação obtiveram resultados positivos no Enade 2019 e no Guia da Faculdade 2020. Saiba mais!
 
Colaboração: Tiago Ribeiro
                    Gislei Marques


Nos últimos dias, foram divulgados resultados de avaliações aplicadas sobre cursos de graduação do país, das quais cursos da Universidade Federal Catalão (UFCAT) estiveram submetidos. Os resultados, a saber, foram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019) e do Guia da Faculdade (parceria do site Quero Educação e jornal O Estado de S. Paulo).

Os resultados positivos nestas avaliações, devidamente analisados, demonstraram que as atividades de graduação da instituição vem sendo desenvolvidas de forma assertiva, além claro, de indicar pontos a serem trabalhados na busca pela excelência. 

 

Enade 2019

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e foi instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. O Exame é aplicado em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, ou seja, com aqueles conteúdos que formam a base curricular comum dos cursos de graduação, independentemente da instituição ofertante. Assim, cabe à instituição e também ao NDE de cada curso de graduação o zelo na observância das diretrizes nacionais para que os alunos reúnam ao longo de sua trajetória acadêmica, todos os conhecimentos indispensáveis para o posterior exercício profissional.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 começou a ser divulgado no dia, 20 de outubro de 2020. A edição 2019 do Enade foi realizada em conformidade com a Portaria no 840 de 2018 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a qual redefiniu os ciclos avaliativos em Ciclo I, Ciclo II e Ciclo III. Conforme o Edital no 43 de, 4 de junho de 2019 do INPE, os cursos da Universidade Federal de Catalão pertentes ao Ciclo I avaliados foram: Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Enfermagem.

O curso de Engenharia Civil inscreveu quarenta e seis alunos para realizarem o exame, dos quais todos estiveram presentes. Dos cinquenta e sete inscritos pelo curso de Engenharia de Produção, cinquenta alunos compareceram. Já para o curso de Enfermagem houve um total de dezessete inscritos, dos quais dezesseis compareceram.

Nas avaliações do Enade são atribuídos conceitos de um a cinco, ao passo que o conceito três é considerado satisfatório. Os cursos da Universidade Federal de Catalão avaliados alcançaram conceito quatro no Enade. Nos gráficos produzidos e disponibilizados pelo INEP, podemos comparar o desempenho dos estudantes dos cursos da UFCAT com aqueles pertencentes a outros cursos avaliados em nível estadual, regional e nacional. Observa-se que os três cursos da UFCAT alcançaram médias superiores aos dos cursos do estado, da região e também em nível nacional. Cabe sublinhar ainda que na avaliação anterior, os cursos de Engenharia Civil e Enfermagem haviam alcançado conceito quatro, ou seja, conseguiram manter o mesmo padrão de qualidade. Além disso, o curso de Engenharia de Produção, que havia recebido conceito três na avaliação anterior, melhorou de conceito em 2019.

Por fim, avalia-se que os cursos alcançaram um conceito que reafirma a qualidade da educação superior pública, apontando para necessidade de mais investimentos destinados à educação federal com a finalidade de elevar ainda mais a qualidade do ensino superior no Brasil, contribuindo assim para alcançar a meta 12 do Plano Nacional de Educação PNE. Sabemos que sem investimentos públicos o país não promoverá a expansão do acesso ao ensino superior para chegar na meta da taxa líquida dos 33% de jovens de 18 à 24 anos até 2024 com matrícula no ensino superior, com 40% das novas vagas em instituições públicas.

Acesse o Relatório da UFCAT no Enade 2019 na íntegra aqui!

 

Guia da Faculdade 2020

O Guia da Faculdade é uma publicação conjunta do site Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. Em sua segunda edição, esta que é a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro, avaliou 14.343 cursos de graduação ofertados pelas 1.909 instituições de ensino superior de todo o Brasil cadastradas, dentre elas, públicas e privadas. A metodologia do Guia da Faculdade passa pelo preenchimento de um questionário por parte dos coordenadores dos cursos, indicando as principais características da sua graduação, com foco nos aspectos: Projeto pedagógico, Corpo docente e Infraestrutura. Posteriormente, cada curso é avaliado por 6 professores cadastrados como Avaliadores e que distribuem notas de 1 a 5 para a qualidade de cada um dos referidos aspectos acima.

Os cursos da UFCAT foram avaliados considerando ainda o vínculo com a Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Porém, ao realizar a busca nos resultados do Guia, é possível verificar que os 29 cursos da supernova UFCAT já se encontram registrados, apenas não tendo sido avaliados a partir desse novo vínculo.

Destes 29 cursos da Universidade, 19 foram avaliados nesta edição, sendo que 16 receberam 4 estrelas de avaliação e 2 receberam 3 estrelas. Confira aqui o resultado detalhado de cada curso da UFCAT no Guia da Faculdade 2020!

 

A palavra da gestão

A Reitoria da UFCAT manifestou seu contentamento com os resultados apresentados pela instituição nestas avaliações. Estes resultados permitem acompanhar indicadores de sucesso e também de aspectos a serem tratados para melhoria do desempenho no ensino dos cursos e, consequentemente, da formação de profissionais.

"Parabenizamos os cursos que tiveram ótimo desempenho no Enade e também no Guia da Faculdade, pois representa uma variável importante para análise de como estamos desenvolvendo nossas atividades na graduação, sobretudo para uma universidade que está em transição e busca sua consolidação. Indicam caminhos assertivos e, o que ainda precisamos melhorar. O que também tem que se comemorar muito é o fato de que os cursos de melhores desempenhos em nosso país, foram em sua maioria, de universidades públicas! Essa é uma resposta positiva à sociedade sobre uma das vertentes do papel da universidade pública no Brasil!", exclamou a Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese. Conforme dados do Guia da Faculdade 2020, entre os cursos que atingiram o conceito máximo de 5 estrelas, 87% pertencem às escolas públicas.

 

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: notícias Avaliação Graduação Ufcat