Material impresso sobre a COVID 19 a ser distribuído para a população

PET–Saúde e sua atuação na pandemia do coronavírus

Por Welliton Alves. Em 02/07/20 16:12.
Projeto realiza nova intervenção junto à comunidade distribuindo materiais educativos para o enfrentamento da pandemia. Confira!

Texto: Janaína Cassiano Silva
          Juliana Martins de Souza
          Leomar Cardoso Arruda

Fotos: Arquivo pessoal

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade de Catalão/GO é um programa que une esforços entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) na esfera da integração ensino-serviços-comunidade com vistas à qualificação das ações (e formação) no âmbito do SUS, enfatizando o fortalecimento da Atenção Básica. O projeto foi implementado em abril de 2019 com vigência até março de 2021, participando discentes e docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia, bem como preceptores que atuam na Secretaria Municipal de Saúde do município.

É composto por cinco grupos de trabalho, a saber: 1) Núcleo ampliado de saúde da família (NASF): uma experiência piloto para intento de consolidação 2) Práticas integrativas e complementares e educação popular em saúde como ferramentas para estruturação de grupos de promoção de saúde; 3) HIPERDIA: Interprofissionalidade no fortalecimento da atenção às pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus; 4) Atenção à saúde da mulher, da criança e adolescente; 5) Fortalecimento das redes em Atenção à Saúde: foco na transição do cuidado.

Entrega do Material sobre a Covid 19 na Secretaria Municipal de Saúde
Entrega do material sobre a COVID-19 na Secretaria Municipal de Saúde

Com a pandemia da COVID-19 os grupos de trabalho produziram materiais educativos para a população. Inicialmente esta distribuição foi realizada por meio digital (whatshapp, sites e redes sociais) e após parceria com a reitoria da Universidade Federal de Catalão-UFCAT, foram produzidas cópias impressas e doadas, no final de junho e início de julho, a Secretaria Municipal de Catalão (SMS) e a Santa Casa de Catalão.  Os materiais doados à SMS serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Catalão, Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e rede de atenção à saúde do município.

Os temas abordados foram: alimentação e imunidade; instruções para uso de máscara; práticas integrativas e complementares na Saúde Mental em tempos de COVID-19; mitos e verdades sobre COVID-19; almanaque sobre o coronavírus; cadernos de atividades para crianças; cartilha COVID-19 na saúde da gestante; orientações sobre amamentação e o Coronavírus; autocuidado para idosos.

Material impresso sobre a COVID 19 a ser distribuído para a população
Material impresso sobre a COVID-19 a ser distribuído para a população

Desta forma, o Pet-Saúde Interprofissionalidade pretende colaborar com o município no enfrentamento da COVID-19, esclarecendo e informando a população. Os materiais produzidos pelo Pet-Saúde Interprofissionalidade estão disponíveis nos links abaixo:

- Alimentação e imunidade;

- Instruções para uso de máscara e Máscaras e seu uso obrigatório;

- Práticas integrativas e complementares na Saúde Mental em tempos de COVID-19;

- Mitos e verdades sobre COVID-19;

- Almanaque sobre o coronavírus;

- Cadernos de atividades para crianças;

- Cartilha COVID-19 na saúde da gestante;

- Orientações sobre amamentação e o Coronavírus;

- Autocuidado para idosos.

Entrega do material sobre a Covid 19 na Santa Casa de Catalão

Fonte: Ascom - UFCAT