Entregues os primeiros protetores faciais produzidos em ação da UFCAT com parceiros locais

Por Welliton Alves. Em 07/04/20 19:57. Atualizada em 08/04/20 10:31.
Os protetores faciais (face shields) serão destinados aos profissionais de saúde da cidade nos atendimentos em unidades básicas, SAMU e UPA durante a pandemia da COVID-19. Veja!

Fotos: Divulgação

Os primeiros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos pela parceria entre Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e instituições de ensino, indústria e outros ficaram prontos. Hoje (07), foi feita a entrega de 60 (sessenta) unidades de protetores faciais (os face shields) à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em sua sede.

Contando com a presença de representantes das instituições parceiras (Centro De Ensino Integral da Polícia Militar de Goiás - Unidade Catalão, SENAI-Catalão, UNA Catalão, Instituto "Prof. João Margon Vaz", Rotary Club, além da 7 TechX - Soluções Tecnológicas, empresa incubada no Centro de Empreendedorismo e Inovação Athenas (CEI Athenas-UFCAT)), a Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese participou da entrega dos face shields produzidos para uso dos profissionais de saúde da linha de frente do combate à COVID-19 no município de Catalão.

Entrega dos face shields ao Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios,
com a presença das representações de cada instituição participante da ação de produção dos mesmos

Roselma expressou a importância da união entre instituições em parcerias para ações de enfrentamento à essa pandemia que atinge o mundo. "Em um momento de tantas dificuldades, de notícias diárias que nos entristecem, o que fizemos hoje representa um movimento contrário a toda essa situação, nunca antes vivida em nosso país e, deve ser comemorado. Pois representa a união de instituições que podem e fazem a diferença. Juntos, efetivamos a produção e distribuição do que está em falta: de equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, que não podem parar, e estão a frente em campo prático, cuidando das pessoas! A construção de caminhos e parceria é um importante papel da universidade!".

Os protetores feitos a partir de PLA, impressos em impressoras 3D, como apresentado em matéria do dia 30 de março, disponível AQUI, foram entregues devidamente embalados, desinfectados e com um material contendo as recomendações para conservação e uso do equipamento (Confira AQUI o material produzido com estas recomendações). A parte de produção aconteceu sob coordenação do docente da Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia, Prof. Marcelo Stoppa, utilizando recursos do Núcleo de Tecnologia Assistiva (NENA). A parte de desinfecção e acondicionamento dos protetores nas embalagens para distribuição, além também do cálculo desta distribuição na rede de saúde municipal, foi uma colaboração do curso de Enfermagem da UFCAT.

Vale ressaltar que na reta final de produção deste EPI, mais um parceiro se juntou à UFCAT na ação. Trata-se da TRON Ensino de Robótica Educativa, startup do estado do Piauí, parceira também da Universidade Federal do Delta de Parnaíba (UFDPar), que por ter projetos semelhantes em andamento, como por exemplo o modelo de máscara Delfi-TRON, forneceu orientações em relação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a serem atendidas na produção de EPIs do gênero.

Reitora Pro Tempore Roselma e representantes da empresa incubada 7 TechX - Soluções Tecnológicas,
segurando face shields e protótipo da máscara Delfi-TRON, que pode vir a ser produzida também

Feita a entrega, essa remessa de protetores faciais será destinada aos atendimentos realizados nas unidades de atenção básica, SAMU e UPA da cidade.

Por fim, a UFCAT foi contemplada com recurso proveniente do Ministério da Educação (MEC) para ações de enfrentamento à essa pandemia do novo coronavírus, e contando com demais parcerias os projetos são diversos, revela Roselma. "Em relação a EPI, haverá continuidade de sua produção em máscaras face shields, máscara Delfi-TRON e produção de respirador mecânico. Também há projetos para roupas privativas de UTI e máscaras de tecido. Em breve, teremos notícias sobre a efetivação de tais projetos".

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Face shield Ação conjunta Saúde covid-19 Ufcat