Palestra sobre hanseníase

Medicina da UFCAT marca presença em evento municipal do Janeiro Roxo

Por Welliton Alves. Em 22/01/20 17:16.
Enfermeira do curso de Medicina participou de palestra de conscientização sobre a Hanseníase, realizada pelo Programa de Hanseníase do município de Catalão. Veja!

Fotos: Jordana Aguiar

 

Anualmente, em janeiro, são promovidas ações de conscientização sobre a hanseníase para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção, conhecido como Janeiro Roxo. A iniciativa busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações e conscientização da população sobre sua gravidade, bem como a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença.

Neste sentido, na manhã de hoje, 22 de janeiro, aconteceu na Unidade Básica de Saúde "João Moreira de Castro" uma palestra de conscientização com a temática: “Hanseníase, uma doença presente em nosso município”, ministrada pela Dra. Elaine Rosa Teixeira, Médica Coordenadora do Programa de Hanseníase do município de Catalão.

 

Palestra sobre hanseníase
A palestra foi ministrada pela médica Dr.ª Elaine Rosa Teixeira

 

Por tratar-se de um assunto tão importante a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) participou do momento por meio da presença da Enfermeira Jordana Aguiar, servidora do Curso de Medicina da UFCAT e aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional desta mesma instituição, com intuito de conhecer o trabalho do programa no município e integrar possíveis ações de pesquisa, extensão e ensino no local.

Durante a palestra, foi abordado que a hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória em ficha específica do Sistema de Informação de Notificação de Agravos Nacional (Sinan). As fichas de notificação de casos devem ser preenchidas por profissionais das unidades de saúde onde o (a) paciente foi diagnosticado (a).

 

Palestra sobre hanseníase
UFCAT foi representada pela Enfermeira Jordana Aguiar,
servidora do curso de Medicina (penúltima da esquerda para a direita)

 

Foi abordado ainda que a Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, podendo ocorrer alteração da sensibilidade e ainda sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos.

O momento proporcionou aos participantes esclarecimento sobre a doença e formas de tratamento e sobre o acompanhamento inter profissional ofertado aos pacientes cadastrados e assistidos pelo programa.

 

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública: manual técnico-operacional [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

 

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: notícias hanseníase medicina Ufcat