IV Mostra de Expressões do Corpo

IV Mostra de Expressões do Corpo promoveu a apresentação de mais de 30 grupos artísticos

Por Welliton Alves. Em 17/12/19 09:58. Atualizada em 20/12/19 12:21.
Cerca de 450 pessoas prestigiaram apresentações de dança, ginástica, performance, música e produção audiovisual voltadas à temática da "Arte na defesa da Universidade Pública". Confira!

Texto: Patrícia do Prado e Romário Honório Lopes

O evento acadêmico-cultural IV MEX – Mostra de Expressões do Corpo, com o título “Arte na defesa da Universidade Pública: Educação (não) é balbúrdia!”, realizado no dia 05 de dezembro de 2019, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), contou com a participação de mais de 30 grupos entre convidados e estudantes matriculados em disciplinas do curso de Educação Física, ministradas pela Profª Patrícia do Prado.

As produções artísticas desenvolvidas pelos estudantes das disciplinas Metodologia de Ensino e Pesquisa em Dança-Educação II (Curso de Educação Física) e Ritmos e Expressões do Corpo (estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem e Psicologia), envolveu 62 estudantes que produziram Arte e Educação nas áreas de dança, ginástica, performance, música e produção audiovisual.

Além destes trabalhos artísticos, o evento contou com convidados de Catalão e de Ipameri, e também, com a segunda apresentação do Projeto de Extensão “Dança Inclusiva: dançando com as diferenças”, no qual, pessoas com e sem deficiência e/ou mobilidade reduzida apresentaram a coreografia Trem Passageiro (Projeto de Extensão desenvolvido pelas Professoras Lana F. Lima, Patrícia do Prado e a Monitora Naiara C. Campos).

O público presente, cerca de 450 pessoas, prestigiou a noite artística com apresentações variadas relacionadas aos temas: cultura e identidade; questões ambientais; infância; políticas públicas e contingenciamento de orçamento no ensino superior; expressão corporal, dentre outras. Houve participação da comunidade local e regional, por meio de projetos de extensão, de instituições no campo da cultura e do lazer, além de estúdios de balé e grupos amadores e independentes que apresentaram seus trabalhos com diversos estilos (dança latina, dança-teatro, dança do ventre, balé, dança contemporânea, k-pop, funk, grupo musical, dentre outros).

O destaque desse ano foi para as trabalhadoras terceirizadas integrantes do projeto de extensão da disciplina Oficina Experimental (Prof. Jean C. Nunes, Monitores Romário Lopes, João Paulo Nepomuceno e Raquel de Almeida), no qual realizam diversas práticas corporais, dentre elas, a dança. Essas mulheres fortes e criativas atuam de modo considerado invisível nos espaços de limpeza da universidade. E após três anos sendo convidadas a se apresentar, superaram a timidez participando com a coreografia “Bailando: da invisibilidade dos corredores ao empoderamento pela dança”, somando forças nesse significativo momento, onde a Arte vibrou em Defesa da Universidade Pública.

Apresentação de dança Trabalhadoras Terceirizadas no IV MEX
Servidoras terceirizadas apresentaram seu número de dança durante o IV MEX

Isto porque a Arte é vida, Educação, resistência, balbúrdia, mas principalmente, a ARTE É PARA TODOS! Parabéns a todos os envolvidos!

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: notícias IV MEX Mostra de Expressões do Corpo Ufcat