Curso de Engenharia Civil - Regional Catalão

Aluno de Engenharia Civil da RC ganha Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação

Por Welliton Alves. Em 27/11/19 09:25.
Vítor do Nascimento Oliveira foi escolhido para receber o Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa de 2019 dentro da área Engenharias. Veja!

O aluno Vítor do Nascimento Oliveira do Curso de Engenharia Civil da Unidade Acadêmica Especial de Engenharias foi escolhido para receber o Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa de 2019 dentro da Área Engenharias. O Trabalho intitulado “Análise em Multi-escala de chapas através do método dos elementos de contorno considerando-se diferentes distribuições de inclusões no EVR” foi desenvolvido pelo aluno Vítor sob orientação da Profa Gabriela Rezende Fernandes, professora do Curso de Engenharia Civil/UAE de Engenharias e Coordenadora do PPGEC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil).

O trabalho trata da contribuição da validação de um método numérico alternativo mais eficiente e rápido para a simulação do comportamento de chapas compostas por materiais de microestrutura heterogênea. A exemplo desse tipo de material, tem-se novos materiais onde a composição da sua microestrutura é manipulada para se obter maior eficiência dentro do que se deseja aplicar na construção seja, civil, automobilística, aeronáutica, etc. Esse tema é atual e de interesse da comunidade científica mundial.

Foram apresentados cerca de dois mil trabalhos de alunos nas mais diversas modalidades nas oito Áreas do conhecimento do CNPq. Após as avaliações realizadas durante as apresentações nas Mostras Científicas no CONPPEX em Goiânia e em Jataí, além das apresentações realizadas no SPPGI dentro do CONPEEX da Regional Catalão, foram indicados três trabalhos da Regional Goiânia e três trabalhos da Regional Catalão na Área de Engenharias. Os indicados passaram a ser avaliados segundo os critérios constantes no Edital e publicados no site da PRPI (https://www.prpi.ufg.br/n/121879-prpi-divulga-regulamento-para-selecao-do-premio-ufg-de-iniciacao-a-pesquisa-2019), sendo analisados os relatórios finais do Programa Institucional de Iniciação à Pesquisa.

O outro trabalho contemplado na Área de Engenharias foi do aluno Danilo Cavalcanti da Escola de Engenharia Civil da Regional Goiânia.

Os alunos e orientadores receberão o Prêmio nas oito Áreas durante a sessão comemorativa do Conselho Universitário da UFG a ser realizado em Goiânia no dia 13 de dezembro.

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: NOTÍCIAS Prêmio UFG Iniciação à Pesquisa Engenharia Civil