Projeto PET Saúde Catalão recebe representante da Organização Pan-Americana da Saúde

Projeto PET Saúde/Catalão recebe representante da Organização Pan-Americana da Saúde

Por Welliton Alves. Em 19/11/19 12:30.
Visita da Prof.ª Ana Luiza de Oliveira e Oliveira, assessora da OPAS/OMS, ocorreu para acompanhamento, análise e apoio ao PET Saúde/Catalão. Saiba mais!

Texto e fotos: Nunila Ferreira de Oliveira e Juliana Martins de Souza

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro a Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC) recebeu visita da Profa Dra Ana Luiza de Oliveira e Oliveira assessora da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), para o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET Saúde Interprofissionalidade de Catalão – GO (PET Saúde/Catalão), executado pela UFG/RC em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Catalão/GO.

A visita ocorreu para acompanhamento, análise e apoio ao PET Saúde/Catalão, do qual participam professores e estudantes dos Cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Medicina, além de profissionais da Rede de Atenção à Saúde. O PET Saúde é um projeto financiado pela OPAS/OMS, e foi uma conquista do município de Catalão/GO, pela aprovação no Edital nº 10, de 23 de julho de 2018, do Ministério da Saúde.

Prof.ª Ana Luiza em fala para os membros do Projeto PET Saúde Catalão

O PET Saúde Catalão iniciou suas atividades no mês de abril de 2019 e terá vigência de dois anos. O Grupo de Trabalho é composto por mais de 70 participantes entre bolsistas e voluntários. O financiamento do projeto é prioritariamente por meio do pagamento de bolsas aos participantes e a UFG/RC e Secretaria Municipal de Saúde contam com: 30 bolsas para estudantes, 16 bolsas para preceptores (com edital em andamento para seleção de mais 4 bolsistas nessa modalidade) e 11 bolsas para docentes (distribuídas entre Coordenação geral do Projeto, Coordenação dos Grupos tutoriais e tutores).

As ações são desenvolvidas no contexto de cinco Grupos Tutoriais:

Grupo 1 – Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF): uma experiência piloto para intento de consolidação (Coordenadora: Profa Emilse Terezinha Naves – Curso de Psicologia);

Grupo 2 – Práticas integrativas e complementares e Educação popular em saúde como ferramentas para estruturação de grupos de promoção de saúde (Coordenadora: Profa Calíope Pilger – Curso de Enfermagem);

Grupo 3 – HIPERDIA: Interprofissionalidade no fortalecimento da atenção às pessoas com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Coordenador: Prof Leomar Cardoso Arruda - Curso de Educação Física);

Grupo 4 – Atenção à Saúde da Mulher e da Criança e Adolescente (Coordenadora: Profa Juliana Martins de Souza – Curso de Enfermagem);

Grupo 5 – Fortalecimento das Redes em Atenção à Saúde: foco na transição do cuidado (Coordenadora: Profa Luipa Michele Cabral – Curso de Enfermagem).

O programa desenvolve-se por meio de ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão e tem por base a integração ensino-serviço-comunidade, com vistas à qualificação da assistência à saúde no Município de Catalão-GO, seguindo como foco prioritário, a proposta do desenvolvimento da Interprofissionalidade como estratégia para o fortalecimento da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família).

A participação de Catalão-GO no PET Saúde Interprofissionalidade é uma oportunidade de indução de mudanças na formação em saúde, envolvendo desde os estudantes/Cursos de graduação até a capacitação de profissionais e docentes, na premissa do trabalho colaborativo voltado para o fortalecimento e qualificação das ações desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

O grupo de trabalho do PET Saúde Catalão é composto por mais de 70 participantes entre bolsistas e voluntários

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias PET Saúde Catalão Saúde Organização Pan-Americana