Curso de Engenharia Civil - Regional Catalão

Trabalho do curso de Engenharia Civil obtém 5º lugar no VI Prêmio SBPC/GO – Edição 2019

Por Welliton Alves. Em 16/10/19 09:38. Atualizada em 17/10/19 10:39.
O trabalho premiado é fruto do Projeto de Pesquisa "Engenharia Legal", que busca capacitar o engenheiro para colaborar na promoção da Justiça. Confira!

Texto: Emerson Gervásio

O trabalho intitulado “Pesquisa como fonte de cidadania: um olhar sobre a pessoa com deficiência e a necessidade de implantação de parquinhos inclusivos” de autoria dos alunos Ânella Camacho Sanches Naves e Natanael Costa Teles, sob orientação do professor doutor Emerson Gervásio de Almeida, todos do Curso de Engenharia Civil da Regional Catalão, Universidade Federal de Goiás – RC/UFG, obteve o 5º LUGAR no VI PRÊMIO SBPC/GO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA – Edição 2019 (na área de Ciências Exatas e da Terra, que inclui Engenharias e Ciências Agrárias), cujo resultado foi divulgado no último dia 14 de outubro de 2019, disponível em: https://www.sbpcgoias.org/in-cio.

O “Prêmio de Popularização da Ciência da Secretaria Regional da SBPC/GO” é concedido anualmente, desde 2014, como reconhecimento e estímulo aos estudantes de graduação e pós-graduação e recém-graduados e pós-graduados.

Os trabalhos vencedores do VI Prêmio de Popularização da Ciência da Secretaria Regional da SBPC/GO serão agraciados com um diploma de mérito que será entregue em cerimônia, durante a realização de evento promovido pela Secretaria Regional da SBPC/GO, bem como, publicados em e-book de coordenação editorial e gráfica da própria SBPC/GO.

O trabalho vencedor é fruto do Projeto de Pesquisa Engenharia Legal, coordenado pelo prof. Dr. Emerson Gervásio. Trata-se de ponto de ligação entre a Engenharia e o Direito, e busca capacitar o engenheiro para colaborar na promoção da Justiça.

Especificamente esse trabalho premiado analisou a legislação vigente acerca da acessibilidade e obrigatoriedade da oferta, em espaços de uso público, de brinquedos e equipamentos de lazer adaptados para utilização por pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida, e propõe a instalação de um parquinho infantil inclusivo no Parque Calixto Abraão, em Catalão/GO, inclusive disponibilizando projeto e croqui para tal fim, obedecendo todo o regramento e normas acerca de mobilidade, acessibilidade e inclusão.

Croquí
Croqui representando a disposição dos brinquedos adaptados no projeto do parque infantil inclusivo

Por fim, importante destacar que a pesquisa premiada além de proporcionar conhecimento acadêmico, produziu produto voltado para uma parcela da população em situação de vulnerabilidade social. Assim, é a pesquisa contribuindo diretamente para o desenvolvimento do meio social.

Brinquedo inclusivo
Exemplo de brinquedo inclusivo sugerido (Foto: Reprodução)

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias SBPC Engenharia Civil Direito