Grupo PET oferece formação em PICs para profissionais da saúde e comunidade universitária
Foram ofertados dois cursos de formação ao longo dos dias 23 de agosto e 06, 07 e 08 de setembro de 2019. Saiba como foi!
Texto: Calíope Pilger, Jalusa Andréia Storch Díaz e Nayline Martins
Nos dias 23 de agosto e 06, 07 e 08 de setembro de 2019 foram ofertados dois cursos de formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) para profissionais da rede de saúde de Catalão, acadêmicos e profissionais da comunidade, organizada pelo grupo de trabalho 2 – PICs e Educação Popular em Saúde a qual integra o grande projeto PET – Saúde Interprofissionalidade da UFG – Regional Catalão e a Liga Acadêmica de PICs (LAPIC), cujas atividades foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Catalão – GO e o Instituto de Pós-Graduação de Uberlândia – IPGU.
No dia 23 de agosto foi ofertado o curso de Reiki Nível I, com total de 10 horas de curso. O curso foi ministrado pela professora Calíope Pilger do curso de Enfermagem da UFG – Regional Catalão, Master em Reiki.
O Reiki é uma prática muito utilizada e estudada pela academia e serviços de saúde nos dias atuais. A palavra Reiki é de origem japonesa e significa “Energia da força vital do universo” (OLIVEIRA, 2013). Esta prática busca o equilíbrio de energias, de forma a garantir um bem-estar físico, emocional, mental, energético e espiritual. A técnica consiste na imposição de mãos, momento em que o reikiano canaliza energia e a transmite para o corpo de outra pessoa (receptor).
O método possui caráter preventivo e harmonizador, agindo sempre na causa dos problemas, uma vez que trata o físico, o psíquico, o mental e o espiritual, com resultados concretos na ansiedade, nas dores, no estresse, na depressão, na insônia, no medo, na insegurança, no pânico, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas, cuidando do outro de forma integral (FREITAG, et al, 2014).
Nos dias 06, 07 e 08 de setembro ocorreu o curso de formação em Auriculoterapia, ministrado pelo Prof. Ms. Jean Luís de Souza, coordenador do IPGU de Uberlândia e de outros municípios. Este curso é caracterizado por ser de responsabilidade social e foi ministrado para 40 pessoas, entre elas, profissionais da rede saúde de Catalão, acadêmicos de diversos cursos da UFG – Regional Catalão, terapeutas voluntários da comunidade que participam dos projetos sociais desenvolvidos pelos cursos de enfermagem e educação física da UFG - Regional Catalão, sob responsabilidade das professoras Dra. Calíope Pilger, Profa. Dra. Jalusa Andréia Storch Díaz e Profa Ms. Nayline Martins. O curso foi realizado na Escola SESI/SENAI, também parceira dos projetos sociais da universidade.
A auriculoterapia, técnica que foi ofertada, é uma prática milenar da Medicina Tradicional Chinesa que trabalha com pontos auriculares tidos como regiões reflexoras do corpo em pontos próprios do pavilhão auricular podendo refletir mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras (GARCIA, 1999). Sua expansão no ocidente tem se mostrado eficaz no tratamento de várias condições de saúde e doenças e apresenta repercussões elétricas, histológicas e fisiológicas (JALES, 2019), seja a nível físico, emocional, psicológico e energético.
Os cursos possuem como objetivo capacitar profissionais da rede de saúde de Catalão, acadêmicos e profissionais da comunidade sobre Reiki e auriculoterapia/auriculopuntura/auriculotapping, fortalecendo ações e serviços de PICS nas Redes de Atenção à Saúde. Além de promover a interação e a troca de experiências. Objetivo esse que vem de encontro aos objetivos do grupo 2 do PET – Saúde Interprofissionalidade da UFG – Regional e da LAPIC.
Está previsto ainda para este ano, outros dois novos cursos de formação: Shantala e a Automassagem. O primeiro trata-se de uma prática terapêutica que consiste na manipulação (massagem) para bebês e crianças pelos pais, composta por uma série de movimentos que favorecem o vínculo entre estes e proporcionam uma série de benefícios decorrentes do alongamento dos membros e da ativação da circulação. Além disso, promove a saúde integral; harmoniza e equilibra os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático; estimula as articulações e a musculatura; auxilia significativamente o desenvolvimento motor; facilita movimentos como rolar, sentar, engatinhar e andar; reforçam vínculos afetivos, cooperação, confiança, criatividade, segurança, equilíbrio físico e emocional (BRASIL, 2016). O segundo curso – a Automassagem, consiste em uma sequência de movimentos realizada pelo próprio usuário em seu corpo. Esse método visa estimular pontos específicos para restabelecer o equilíbrio orgânico. Além disso, é uma atividade pouco complexa e fácil de aprender, o que a torna mais acessível ao uso frequente na população (BARBOSA et al., 2014).
A proposta de desenvolvimento dessas atividades visa, a articulação ensino-serviço-comunidade para implantação das atividades de promoção da saúde, PICs, visando o fortalecimento das ações de saúde interprofissionais na Atenção Básica do município de Catalão-GO.
Referências
BARBOSA, F. V. et al. Automassagem sob a perspectiva da educação em saúde: análise e intervenção. Rev. APS. Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. p. 450-458.
BRASIL. PORTARIA No- 702, DE 21 DE MARÇO DE 2018. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no sus. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt0702_22_03_2018.html>. Acesso em: 06/02/19.
FREITAG, V. L. et al. Benefícios do Reiki em população idosa com dor crônica. Texto contexto Enferm, v. 23, n. 4, p. 1032-40, 2014.
GARCIA, E. G. Auriculoterapia. São Paulo: Roca, 1999.
JALES, R. D. et al. Auriculotherapy in the care of anxiety and depression. Journal of Nursing UFPE on line, [S.l.], v. 13, june 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BRASIL). Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: Práticas Integrativas. Brasília – DF: [s. n.], 2016. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/pics/praticasintegrativas. Acesso em: 9 set. 2019.
OLIVEIRA, R. M. J. Efeitos da Prática do Reiki Sobre Aspectos Psicofisiológicos e de Qualidade de Vida de Idosos com Sintomas de Estresse: Estudo Placebo e Randomizado. São Paulo. Tese [Doutorado em Psicobiologia]. Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina; 2013.
Fonte: Projeto PET - Saúde Interprofissionalidade - RC/UFG