1ª Oficina de Escrita de Relato de Experiência

CGE realiza com sucesso a 1ª Oficina de Escrita de Relato de Experiência

Por Welliton Alves. Em 22/08/19 12:15. Atualizada em 23/08/19 11:56.

Evento contou com ótima participação de estudantes de graduação e pós-graduação. Confira!

No dia 16 de agosto de 2019, no período da manhã, no Auditório Sirlene Duarte – UFG/RC, aconteceu a 1ª Oficina de Escrita de Relato de Experiência. Com a mesa diretiva composta pela Prof.ª Fernanda Ferreira Belo, Coordenadora de Graduação e neste dia representando a diretora da Regional Catalão, Prof.ª Roselma Lucchese, pela Prof.ª Neila Coelho, Coordenadora de Extensão e Cultura, pelo Prof. Emerson Gervásio, Coordenador da Editora Letras do Cerrado, pela Prof.ª Ivânia Vera, Coordenadora Geral de Estágios e pelo estudante de graduação e estagiário não-obrigatório, Tiago Mesquita Vieira, foram dadas boas-vindas ao público presente e início às atividades da programação da oficina.

A iniciativa ocorreu a partir da experiência da 1ª Mostra de Estágios Curriculares, promovida pela Coordenação Geral de Estágios (CGE) durante o 4º Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura da Regional Catalão (Conpeex - RC/UFG), no ano de 2018.  Momento em que a Comissão Organizadora do referido evento e professores que fizeram leituras prévias dos trabalhos submetidos, bem como os que assistiram e avaliaram a apresentação desses trabalhos, modalidade oral, verificaram a necessidade de estimular os estagiários/estudantes divulgarem suas experiências de estágio, além do relatório final de semestre, mas como um produto acadêmico com divulgação em âmbito institucional, em eventos científicos.

Nesse sentido, elaborou-se este evento, de modo que estes estudantes pudessem conhecer a escrita científica na modalidade Relato de Experiência, uma vez que, em muitos dos espaços aos quais estão inseridos, não há vínculo de pesquisas com parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de forma que pudessem redigir um texto respeitando-se os preceitos éticos previstos em diversas resoluções.

O evento foi desenvolvido pela CGE/RC/UFG e faz parte de um Projeto Matriz, desenvolvido pela atual Gestão, intitulado: "Análise de desenvolvimento institucional da Regional Catalão/UFG: enfrentamento de mudanças políticas, administrativa e financeira, Gestão 2018-2021". Ao todo foram 118 inscrições no formulário digital, 29 inscrições presenciais, totalizando presencialmente 147 participantes.

1ª Oficina de Escrita de Relato de Experiência
Evento contou com ótimo público de estudantes de graduação e pós-graduação da RC

A CGE/RC acredita ter alcançado os objetivos propostos no evento, momento em que a Equipe Organizadora e Palestrantes que fizeram parte da programação orientaram os estudantes de Graduação e Pós-graduação quanto a escrita do Relato de experiência, com vistas à interação ensino-serviço, além de estimular que os estagiários apresentem seu relatório final de estágio em formato publicável em eventos científicos. "Foi um evento muito produtivo, uma vez que, os estudantes ali presentes puderam construir o esboço do Relato de Experiência com esclarecimentos das dúvidas, diretamente com o palestrante", concluiu Ivânia Vera, Coordenadora da CGE e do evento.

Confira o balanço completo, além dos registros fotográficos do evento, acessando a notícia no site da CGE em: https://estagio.catalao.ufg.br/n/119463-cge-realiza-com-sucesso-a-i-oficina-de-escrita-de-relato-de-experiencia

Fonte: CGE - RC/UFG

Categorias: notícias Estágio