foto automassagem

As PICs no município de Catalão–GO: articulação ensino, serviço e comunidade

Por Welliton Alves. Em 03/06/19 15:05.
Diversas atividades foram realizadas no município de Catalão com o propósito de divulgar e ampliar o conhecimento sobre as PICs. Saiba mais!

Texto e fotos: Calíope Pilger, Nayline Martins e Jalusa Andreia Storch Díaz

 

Em comemoração à Semana Nacional de PICs, a UFG – Regional Catalão, LAPIC – Liga Acadêmica de PICs do curso de Enfermagem e o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET Saúde, sob responsabilidade das professoras, Profa. Dra. Calíope Pilger e Profa. Ms. Nayline Martins do curso de Enfermagem e Profa Dra. Jalusa Andreia Storch Díaz, do curso de Educação Física  realizaram nos dias 03 a 13 de maio, diversas atividades no município de Catalão – GO com o propósito de divulgar e ampliar o conhecimento sobre as PICs, além de fortalecer estas práticas nos serviços de saúde na sociedade e na universidade.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como práticas de medicina tradicionais e complementares, são recursos terapêuticos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, as quais visam utilizar técnicas eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico, além de uma abordagem ampliada do processo saúde-doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado (BRASIL, 2015). 

As PICs não concorrem com os tratamentos convencionais, mas sim complementam, integram e possibilitam um olhar diferenciado sobre o processo de saúde e doença, visando atender o ser humano nas dimensões físicas, mentais, emocionais, sociais, energéticas e espirituais. Dentre os benefícios estão bem-estar, relaxamento, melhora do sono, da qualidade de vida, além de serem ferramentas de autocuidado que auxilia no autoconhecimento.

Frente as inúmeras possibilidades de inserção das PICs na atenção primária em saúde no município de Catalão, realizamos a primeira intervenção prática no dia 03/05/19 no Centro de Artes e Esportes Unificados Professor Francisco Netto de Campos (CEU das Artes), sob responsabilidade da Fundação Maria das Dores, no Bairro Primavera, onde foram ofertadas sessões de Auriculoterapia pelas professoras do curso de Enfermagem da UFG Catalão, Profa. Dra. Calíope Pilger e Profa. Ms. Nayline Martins. Evento contou ainda com uma tenda de orientação, conduzido por acadêmicas do curso de Enfermagem da UFG sobre as PICs e os materiais utilizados. Além de atividades de educação em saúde e verificação de Pressão Arterial Sistêmica.

 

Tenda

Atividades desenvolvidas no CEU das Artes de Catalão-GO

 

Seguindo as atividades previstas para Semana Nacional de PICs, no dia 06 de maio, foi realizado o I Fórum de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs): desafios e potencialidades para a implantação das PICs nos serviços de saúde.

 

Roda de discussão

Roda de Conversa no I Fórum de PICs

 

O objetivo deste evento foi discutir os desafios e potencialidades da implantação das PICs no município, e ampliar o diálogo da importância da inserção destas práticas nos serviços de saúde do município. O evento contou com a participação de profissionais qualificados externos à UFG, como a Enf. Keterine Daniela Borges Fernandes da UBS Caic, Enf. Lorena Silva Vargas, técnica da Atenção Básica e responsável pelos programas ministeriais da SMS do município de Catalão, além da Enf. Kelly Cilene da Silva Windmoller, Presidente da CCPICS (Comissão Consultivas de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde) de Uberlândia, na qual compartilhou suas ricas experiências da implantação das PICs no município supracitado e da sua caminhada profissional trabalhando com estas práticas. Assim como representantes, gestores e profissionais da rede de saúde do município, docentes e acadêmicos que participaram de uma roda de conversa sobre a Implantação das PICs com articulação do serviço, ensino e comunidade. Além de apresentações culturais de acadêmicos da UFG e vivências de práticas, como meditação e automassagem.

No dia 08 de maio, foi realizada uma oficina de Automassagem (Do-In) e Dança Circular na Estratégia Saúde da Família (ESF) Caic, bairro primavera do município. Estiveram presentes 20 participantes, dentre eles usuários dos serviços de saúde (adultos, idosos e crianças), além de acadêmicos, professores de enfermagem, e psicologia, do programa PET saúde e do projeto de extensão “Promoção de saúde e prevenção de doenças em um grupo de convivência para Idosos” que acontece na ESF há três anos. A Enfermeira da unidade de saúde Keterine Daniela Borges Fernandes, relatou que os participantes gostaram muito da vivência e requisitaram uma nova atividade que envolvam estas práticas.

 

Automassagem semana Pics
Roda de Automassagem e Dança Circular realizada na UBS Caic - Bairro Primavera

 

No dia 10 de maio realizaram-se atividades de dança circular, Reiki, Auriculoterapia e Automassagem na Unidade de Saúde Albino da Silva Barbosa – ESF bairro Ipanema, para os funcionários da unidade com intuito de sensibilizá-los para iniciar a ofertar as práticas para a comunidade. A ação foi bem acolhida pelos profissionais e a Enf. Maryana Freire Rodrigues da Cruz relatou sobre a importância da continuidade do trabalho. Desde então, as atividades passarm a ser oferecidas semanalmente aos profissionais e será estendida a população, com abertura de vagas para atendimento, previstas para o mês de junho deste ano. Estas atividades foram conduzidas pelas professoras, Profa. Dra. Jalusa Andreia Storch Diáz e Profa. Ms. Nayline Martins Pereira, além de acadêmicos do grupo PET e voluntários.

 

foto automassagem

Vivência de Automassagem e Auriculoterapia realizada na UBS Ipanema

 

Fechando as atividades, na segunda-feira dia 13 de maio, realizou-se uma vivência na Liga Acadêmica de PICs sobre a prática de Constelação Familiar. Neste dia a palestrante convidada psicóloga Laura Rocha Reis, trouxe conhecimento e compartilhou as vivências e experiências práticas em duplas sobre esta técnica. Ao final realizou-se uma dinâmica e dança circular.

 

foto automassagem

Encontro sobre Constelação Familiar na LAPIC

 

Como produto final da Semana Nacional de PICs – 2019, constatamos que os encontros e a implementação das atividades práticas ocorreram devido as ações conjuntas entre a Universidade (Liga Acadêmica de PICs, Grupo PET – Interprofissionalidade), a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Cultural Maria das Dores do município de Catalão, as quais motivaram a participação de acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde, profissionais, voluntários, terapeutas reiki , terapeutas de florais que auxiliaram na realização das práticas implementadas aos pacientes atendidos na unidade de atenção primária em saúde do nosso município.

Importante ainda frisar que a Universidade Federal de Goiás está disponibilizando semanalmente atendimentos de Reiki e Terapia Floral, no laboratório de PICs do curso de Enfermagem. Os atendimentos são gratuitos e são destinados a comunidade interna da UFG (discentes, docentes e servidores) e comunidade externa. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato e-mail: lapic.catalão@gmail.com.

 

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias PICs