assembleia

Assembleia na Regional Catalão mobiliza Universidade para discutir bloqueio do MEC

Por Bruno Oliveira_adm. Em 16/05/19 12:24.

Assembleia tinha objetivo de reunir a comunidade universitária para esclarecer o impacto dos cortes nas Universidades Públicas.

No dia 14 de maio de 2019, às 19:30 h, foi realizada a Assembleia Universitária da Regional Catalão UFG. A assembleia foi realizada no auditório Paulo de Bastos Perillo e contou com a presença de mais de 1000 pessoas. O Reitor, Prof. Edward Madureira Brasil, iniciou agradecendo a presença de todos e ressaltou a importância de uma Assembleia Universitária com objetivo de esclarecer o impacto dos cortes nas Universidades Públicas.

assembleia 14_maio_2019

Entre o público presente, estavam representantes dos movimentos estudantis, docentes e técnicos administrativos. Dando continuidade às discussões iniciadas na assembleia estudantil que ocorreu em Goiânia, dia 13/05/2019, o Reitor abriu a assembleia apresentando o contexto político-econômico e a situação orçamentária da UFG. A explanação inicial do reitor evidenciou como os argumentos que estão sendo construídos para derrubar a Universidade Pública são contraditórios e infundados. A explanação inicial tinha como objetivo “trazer subsídios e elementos concretos, baseado em dados, para se fazer a defesa correta da nossa instituição. Tem o objetivo de desfazer alguns mitos que estão sendo veiculados sobre a universidade, trazendo os elementos necessários ao debate diário”, apontou o Reitor.

O link da apresentação utilizada pelo Reitor está disponível aqui.

Os dados estatísticos apresentados pela Reitoria evidenciam que a Universidade Pública é composta em sua maioria por estudantes de baixa renda, em oposição ao que se tem propagado pelo Governo Federal. Além disso, é falaciosa a justificativa de que se gasta muito em educação. Especialmente quando se observa o gasto por aluno, valor que tem gradativamente caído ao longo dos anos.

A apresentação também aponta que os ganhos financeiros à educação básica seriam mínimos mesmo se metade do orçamento da Universidade Pública fosse transferido para esta finalidade. “Não podemos dicotomizar educação básica e educação superior. Ou o Brasil toma uma decisão séria de investir em todos os níveis de educação ou vamos ficar brincando de ora investir em um, ora investir em outro”, asseverou o Reitor.

assembleia

O Reitor finalizou sua fala apontando os impactos no orçamento das Universidades Públicas nos últimos anos. Apontou como o orçamento tem sido gradativamente reduzido tanto para custeio, quando para capital. O Reitor demonstrou preocupação com o cenário atual de bloqueio orçamentário, “o orçamento todo da UFG era de pouco mais de 90 milhões de reais na LOA [Lei Orçamentária Anual]. Com o orçamento cheio, já não chegávamos ao fim do ano com todas as contas pagas. O corte foi de 27 milhões. Imagina o que acontecerá na UFG com um corte deste?!”.

Os cortes inviabilizam os trabalhos desenvolvidos pela Universidade. Durante a Assembleia, foram apresentados números para demonstrar a importância da UFG como promotora de desenvolvimento econômico, social e cultural. A UFG publica anualmente mais de 3000 artigos científicos, 900 espetáculos artísticos, 600 leitos no novo hospital das clínicas e tem mais de 100 mil alunos egressos.

Participação da Comunidade Acadêmica

A Assembleia Universitária, que tem caráter consultivo, contou também com ampla participação dos representantes da comunidade universitária. A Vice-Reitora, Prof.ª Sandramara Matias Chave, ressaltou a importância de unir esforços em defesa da Universidade Pública. A Prof. Roselma Luchese, Diretora da Regional Catalão, apontou que o bloqueio específico para a UFCAT foi de R$4 milhões e inviabilizará a atividade da Regional a partir de Agosto. Por sua vez, a representante do Diretório Acadêmico dos cursos de Catalão (DACC), discente Ludmila Jardim, convidou a comunidade acadêmica a participar dos atos de manifestação que ocorreram em 15 de maio de 2019. Os representantes dos docentes, Prof. André Vasconcelos (ADUFG)  e o Prof. Luiz Nascimento (ADCAC), bem como o representante dos técnicos administrativos, Sr. Fernando Mota, também apontaram a importância da defesa da Universidade Pública. Por fim, houve ampla participação de alunos, docentes e técnicos que se inscreveram para fala.

assembleia

O vídeo da transimissão ao vivo da Assembleia Universitária está disponível na página oficial da Regional Catalão no Facebook: https://www.facebook.com/UFCatalao/

Categorias: Assembleia Universitária notícias UFG Regional Catalão Ufcat