nota oficial

Informe à comunidade Acadêmica

Por Roberto Tavares. Em 02/05/19 17:55. Atualizada em 02/05/19 18:03.

A Direção da UFG/Regional Catalão atualiza a comunidade acadêmica sobre os encaminhamentos à respeito da ocupação do prédio administrativo.

A Direção da Regional Catalão (RC) informa que a ocupação do centro administrativo iniciada no dia 25 de Abril de 2019, por um grupo de alunos do curso de Educação Física, compromete substancialmente o desempenho de atividades à comunidade acadêmica. A Direção salienta que tem negociado com o grupo, de maneira amistosa e propositiva, desde o início da ocupação.

Em atenção à comunidade universitária, aponta-se aqui o histórico de negociação desde a manifestação na Aula Magna da Calourada Universitária, em 13 de março de 2019, por meio dos documentos enviados e recebidos. Bem como as tratativas já realizadas.

  • 13 de março de 2019

Marcou-se reunião da Direção com estudantes e professores do curso de Educação Física, para o dia 21 de março, às 9h30min na sala 104, bloco didático I.

  • 21 de março de 2019

Reunião em que se discutiu e respondeu a um documento de demandas históricas e emergenciais do curso de Educação Física.

Documento entregue pelo Curso com as demandas

Documento emitido pela Direção da Regional em 21 de março de 2019

  • 28 de março de 2019

Realizou-se a segunda reunião com a Direção, às 14h, no auditório Sirlene Duarte, dando continuidade à discussão dos pontos da pauta de reivindicações, com ampla presença de professores e alunos do curso de Educação Física.

Segue documento emitido pela Direção da Regional, em 05 de abril de 2019, em resposta às tratativas desta reunião

Após, realizou-se diversas reuniões com as coordenações da RC (CAF, CDIRH, DINFRA) e representantes do curso de Educação Física e Chefia do IBIOTEC para tratarem sobre o encaminhamento do documento do dia 05 de abril de 2019, conforme os cronogramas apresentados.

  • 25 de Abril de 2019

No dia 25 de abril de 2019, às 7h, a Direção da Regional Catalão foi surpreendida com a ocupação do centro administrativo da Regional por um grupo de estudantes do curso de Educação Física.

A Direção se fez presente no local com intuito de iniciar o diálogo, porém, o grupo ocupante se negou a iniciar qualquer conversação, tampouco apresentou uma pauta formal sobre os motivos da ocupação.

Segue link da nota emitida pela Direção da Regional em 25 de abril de 2019

  • 26 de Abril de 2019

No dia 26 de abril de 2019, às 11h40min, a Direção publicou nota atualizando o status da negociação.

Segue link da nota emitida pela Direção da Regional em 26 de abril de 2019

O diálogo foi iniciado durante a tarde e o grupo de alunos do curso de Educação Física entregou documento constando as pautas:

Segue link do documento emitido pelo grupo

Após reunião, a direção, ainda no dia 26 de abril de 2019, entregou documento respondendo às demandas apresentadas pelo grupo de alunos. A Direção ressalta que as demandas apresentadas pelo grupo de alunos já estavam em tratativa, inclusive incluindo a vinda do Reitor Edward Madureira Brasil para o dia 02 de maio de 2019.

Segue link do documento emitido pela Direção em resposta às demandas apresentadas durante a reunião

  • 29 de Abril de 2019

No dia 29 de abril, a direção emitiu nota apontado o histórico ocorrido nos dias anteriores.

Segue link da nota emitida pela Direção da Regional em 29 de abril de 2019

O grupo de alunos respondeu ao documento entregue pela coordenação na tarde do dia 29 de Abril de 2019.

Segue link do documento emitido pelo grupo

O Reitor cancelou o agendamento da reunião condicionando-a a desocupação do prédio.

  • 30 de Abril de 2019

Com base na resposta obtida pelo grupo de alunos, a Direção elaborou e entregou no dia 30 de Abril de 2019 sua proposta final e solicitação de desocupação imediata do prédio. Conforme documento abaixo

Segue link do documento entregue pela Direção da Regional em 30 de abril de 2019

  • 02 de Maio de 2019

A proposta final apresentada pela Direção, no dia 30 de Abril de 2019, ainda não foi respondida pelo grupo de alunos. Como forma de elucidar o andamento das negociações, segue quadro, constando as seis pautas apresentadas pelo grupo, bem como as soluções já apresentadas pela Direção.

 

Pauta – Demandas emergenciais

 

Pontos pactuados

"Formalização do prazo para a conclusão da reforma do Bloco D e atualização do cronograma financeiro"

 

Plenamente atendida

"Disponibilização de duas salas permanentes no bloco M"

 

Destinação de salas de Blocos em Unidades Acadêmicas não dependem da Direção. O pedido foi enviado ao IBIOTEC.

“Formalização das ações sobre a limpeza e manutenção da piscina e demais laboratórios”

 

Plenamente atendida. Empresa terceirizada especializada em piscinas iniciou as atividades em 02 de maio de 2019.

“Normalização urgente da FG da coordenação de curso, atualmente em desvio”

 

A FCC foi retirada do curso em 2014. A sua destinação somente pode ser garantida pelo Reitor, que somente virá à Regional após desocupação do centro Administrativo.

“Retorno da vaga de técnico administrativo ao curso”

 

O TAE foi removido mediante solicitação da Coordenação de Curso em abril de 2018 (conforme processo SEI 23070.004559/2018-18) e disponibilizados um funcionário terceirizado e um municipal para atendimento das demandas do curso. A Direção se comprometeu a consultar as Unidades Acadêmicas sobre a possibilidade de substituição de um TAE por um terceirado.

“Desburocratização do uso dos espaços do complexo esportivo”

 

Plenamente atendida.

“Realocação das estruturas do curso da EF em 5 salas de um mesmo prédio”

 

Proposta atendida em acordo com o curso.

“Construção de um almoxarifado”

 

Encontra-se na proposta de estudos de viabilidade.

Pauta - Demandas históricas

 

Pontos pactuados

"Construção de um prédio (conforme planta em anexo) que permitirá o trabalho com atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como a ampliação das ações ligadas a interação dos estudantes de todos os cursos de extensão universitária"

 

Acordada com o curso que a construção somente poderá ser viabilizada via emenda parlamentar. Encaminhamentos já foram realizados neste sentido.

"Três vagas de professores efetivos e dois técnicos administrativos"

 

A solução somente poderá ser dada a partir da instalação da UFCAT, sendo que a destinação de vagas docentes depende de estudos de cargas horárias e implantação de cursos.

 

O histórico apresentado mostra à comunidade universitária o amplo interesse da Direção em uma solução acordada entre as partes. A Direção tem trabalho diuturnamente para buscar melhorias ao curso de Educação Física, bem como a todos os demais cursos da Regional Catalão. Tendo em vista que as negociações avançaram com resultados positivos em vários itens e que, como Direção, nos dispomos a dar continuidade ao processo após a desocupação do prédio administrativo, não há o que justifique a continuidade da ocupação do grupo de alunos e os prejuízos causados pela interrupção dos trabalhos, inclusive para a continuidade do atendimento das demandas.

Catalão, aos 02 dias do mês de maio de 2019.

 

Direção da UFG/Regional Catalão.

Fonte: Direção da UFG/Regional Catalão

Categorias: Informe à comunidade acadêmica Ocupação notícias