CGE realiza com sucesso o 1º Fórum de Estágio da Regional Catalão

Por Welliton Alves. Em 25/03/19 16:54.
Evento apresentou uma programação que buscou ampliar os conhecimentos da comunidade acadêmica acerca do funcionamento do processo de estágio tanto na universidade quanto em empresas. Veja!

Texto e fotos: CGE/RC/UFG

A partir da 1ª Mostra de Estágios Curriculares, promovida pela Coordenação Geral de Estágios (CGE) durante o 4º Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura da Regional Catalão (Conpeex - RC/UFG), a comissão organizadora do referido evento verificou a necessidade de estimular os estagiários a manifestarem suas experiências de estágio, fugindo apenas do relatório formal entregue ao final do período de estágio.

Nesta perspectiva de acompanhar de forma mais próxima a realização do estágio e também mostrar a importância do mesmo na trajetória do universitário, foi que a CGE realizou no último dia 22 de março de 2019 o 1º Fórum de Estágio da Regional Catalão, evento que apresentou uma programação que buscou ampliar os conhecimentos da comunidade acadêmica acerca do funcionamento do processo de estágio tanto na universidade quanto em empresas.

CGE realiza com sucesso o 1º Fórum de Estágio da Regional Catalão
Equipe de gestão da RC deu as boas vindas ao público do evento

Foi um evento inovador na instituição que trouxe ao público presente vários tópicos pertinentes a respeito da temática, dentre eles os aspectos legais que fundamentam a prática de estágios em Universidades/Empresas/autarquias/ONgs além da introdução de informações aos estudantes que ainda farão estágios, como: “O papel do agente de integração na interface Universidade x Empresas x Entidades”, a “Segurança no local de estágio”, como se preparar para “Processos seletivos e quais as competências exigidas no mercado hoje”, “Acolhimento ao/a estagiário/a e a construção do Plano de Atividades”, “A importância do Comitê de Ética dentro da perspectiva da integridade acadêmica e as interfaces da integridade no processo de estágio”, “Redação científica na construção do relato de experiência do relatório final de Estágio”, “Relato de vivência do estagiário”, “Relato de vivência de um Gestor que iniciou sua carreira como estagiário” e muitas oportunidades de estágio via balcão de estágios organizado por parceiros do evento.

Com a realização deste tipo de atividade a CGE busca impulsionar os estagiários à produção científica dentro das atividades desenvolvidas nos estágios, transformando o relatório final em um formato que possa ser publicizado em eventos científicos e assim divulgar o estágio e as experiências por ele vivenciadas.

Dessa forma, o 1º Fórum de Estágio foi um evento com grande interatividade entre a Comissão Organizadora e a plateia, que compareceu em ótimo número no auditório. Houve a participação de muitos estudantes de graduação, nível técnico e ensino médio, Coordenadores de Estágio e docentes. “Nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram desse ‘I FÓRUM DE ESTÁGIO’, sobretudo, aos estudantes, parceiros/apoiadores, a Comissão Organizadora, na pessoa da TAE Denísia Netto ao qual soube, magistralmente fazer uma teia de relações composta por servidores, terceirizados e estagiários”, agradeceu a Coordenadora Geral de Estágios da  RC, Profª Ivânia Vera.

CGE realiza com sucesso o 1º Fórum de Estágio da Regional Catalão
Auditório Prof.ª Sirlene Duarte recebeu ótimo público no 1º Fórum de Estágio da RC

Em balanço feito pela CGE após o evento verificou-se que, atualmente, há na RC 724 estudantes matriculados em disciplina obrigatória de Estágio - nível graduação, de acordo com informações da Coordenação de Graduação. Dos 261 participantes que fizeram a pré-inscrição no 1º Fórum de Estágio, 120 não estão estagiando e portanto foram em busca de informações acerca de como funciona o estágio. Como público geral, compareceram ao evento/assinaram a lista de presença, 258 participantes, além dos representantes dos diversos setores, agentes de integração e mesa diretiva.

Fonte: CGE - RC/UFG

Categorias: notícias Fórum de Estágio CGE estágio Regional Catalão