Novos cursos

Aprovada criação dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica

Por Welliton Alves. Em 06/03/19 16:14. Atualizada em 18/03/19 16:57.

As propostas foram aprovadas na última reunião do Conselho Gestor. Saiba mais!

No dia 27 de fevereiro de 2019 foi aprovada a criação de dois novos cursos de graduação na Regional Catalão/UFG, em reunião do Conselho Gestor. Tratam-se dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica. As propostas foram submetidas pelas chefias das Unidades Acadêmicas Especiais (UAEs) de Engenharia, e, Matemática e Tecnologia, às quais estes novos cursos ficarão, respectivamente, vinculados.

A UAE de Engenharia demonstra enorme expectativa com a criação do curso de Engenharia Mecânica, uma vez que, enxerga a demanda da cidade de Catalão em formar profissionais destas áreas para atuação local, visto que a região onde se encontra a cidade desponta como um importante polo mínero-metalmecânico, como observa o Prof. Marco Paulo Guimarães, chefe da UAE de Engenharia. "A expectativa é atender a população com mais um curso gratuito e de qualidade na região, mitigando os efeitos de uma demanda histórica na formação de Engenheiros Mecânicos na Região Centro-Oeste do Brasil", frisa Marco. 

Do lado da UAE de Matemática e Tecnologia, a criação do curso de Engenharia Mecatrônica é uma proposta da Unidade como parte de uma política de otimização dos recursos públicos ao proporcionar um curso novo, inicialmente, sem recursos financeiros adicionais, aproveitando os recursos humanos competentes e a infra-estrutura de excelência já existente na Unidade. O curso também tem seu foco na possibilidade de fornecer profissionais para atuação na área industrial da cidade e região. "A expectativa é que o curso de Mecatrônica fortaleça a Unidade ao nos proporcionar maior visibilidade no cenário acadêmico e mercado de trabalho e, também, contribua para o desenvolvimento tecnológico e de inovação dos pólos industriais da região de Catalão", ressalta o Prof. Celso Vieira Abud, chefe da UAE de Matemática e Tecnologia.

A expectativa de início de ambos os cursos é para o ano de 2020. Ambos tendo duração de 5 anos e ofertando 25 vagas por turma.

 

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias Criação de novos cursos Engenharia Mecânica Engenharia Mecatrônica Regional Catalão Ufcat