Abertura do VIII SIMMI

VIII SIMMI comemora os 30 anos do curso de Matemática e 10 anos do curso de Matemática Industrial

Por Welliton Alves. Em 05/09/18 11:40. Atualizada em 05/09/18 15:11.
Palestra de abertura reuniu docentes e egressos que fizeram parte das histórias de fundação e consolidação dos dois cursos. Veja!

Na noite da última segunda-feira (03), aconteceu a abertura do VIII Simpósio de Matemática e Matemática Industrial da Regional Catalão (SIMMI), realizado pela Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia, que nesta edição teve um caráter comemorativo, celebrando os 30 anos e 10 anos de fundação, respectivamente, dos cursos de Matemática e Matemática Industrial na Regional Catalão/UFG.

A mesa de abertura contou com as presenças da Diretora da Regional Catalão, Prof.ª Roselma Lucchese, do Chefe da UAE de Matemática e Tecnologia e Coordenador Geral do evento, Prof. Thiago Porto de Almeida Freitas, do Coordenador do curso de Matemática, Prof. Jairo Menezes e Souza e do Coordenador do curso de Matemática Industrial, Prof. José dos Reis Vieira de Moura Junior. Ainda compuseram a tribuna de honra o Coordenador do Curso de Matemática EAD, Prof. Vaston Gonçalves da Costa, a Subcoordenadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Prof.ª Élida Alves da Silva, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização, Prof. Celso Vieira Abud, o Coordenador de Pesquisa da UAE de Matemática e Tecnologia, Prof. Marcos Napoleão Rabelo e o Presidente da Comissão de Atividades de Extensão da UAE de Matemática e Tecnologia, Prof. Márcio Roberto Rocha Ribeiro.

 

Abertura do VIII SIMMI

Componentes da Mesa Diretiva deram as boas-vindas a todos e todas à 8ª edição do SIMMI

 

Em seus discursos, as autoridades da mesa deram as boas-vindas a todos os participantes do Simpósio, enfatizaram o orgulho de estarem fazendo parte das marcas alcançadas pelos referidos cursos e resgataram momentos históricos vivenciados ao longo desses 30 e 10 anos completados, respectivamente, por cada curso. O Coordenador Geral do evento, Prof. Thiago Porto destacou o clima comemorativo desta edição. "Esta edição (do SIMMI) traz um sabor diferente, um sabor de comemoração dos 30 anos do curso de Matemática e 10 anos do curso de Matemática Industrial", exclamou.

Após as considerações da mesa diretiva, a primeira atividade da programação do VIII SIMMI teve início. Uma palestra, que acabou se tornando uma mesa redonda, levou os presentes à diversos momentos de gargalhadas e descontração, ao mesmo tempo que se relembrava de fatos acontecidos ao longo da trajetória de fundação e consolidação de cada curso, além de apontar desafios futuros.

A referida mesa, mediada pelo Prof. Marcelo Stoppa, cujo tema foi "Histórias, Desafios e Perspectivas: 30 anos do curso de Matemática e 10 anos do curso de Matemática Industrial no Sudeste de Goiás", reuniu de docentes que participaram da fundação do curso de Matemática, no ano de 1988, dentre eles, os professores Aílton José Freire, Miguel Antônio Camargo e Eci Vieira Vaz, à docentes e egressos contemporâneos dos cursos, dentre eles o Prof. Hélio Yochihiro Fuchigami e os egressos do curso de Matemática Industrial, José Salviano Borges e Leandro Resende Mundim.

 

Abertura do VIII SIMMI

Mesa redonda juntou docentes e egressos dos dois cursos para um resgate histórico bem descontraído

 

Aílton Freire, carinhosamente apelidado de "Mestre", ressaltou seu orgulho de ter feito parte da fundação do curso de Matemática na instituição. "Estou muito orgulhoso de ser parte desta história. Aqui, mais aprendi do que ensinei", afirmou. Miguel Camargo, o primeiro coordenador do curso, exaltou o sucesso do curso que completou 30 anos. "Eu uso a Matemática de Catalão como exemplo aonde eu vou. É um caso de sucesso", expressou. O ex-docente do curso, Eci Vaz também expressou seu orgulho em ter feito parte da história do curso de Matemática, mas externou um desafio que a área vem enfrentando devido às questões de valorização da carreira docente. "Está difícil encontrar um bom professor de matemática hoje em dia", chamou à reflexão.

Os mais novos em meio à composição dessa mesa foram os convidados vinculados ao curso de Matemática Industrial, que apesar de completar apenas 10 anos de existência, também já tem bastante história para contar. O Prof. Hélio Fuchigami, que inicialmente chegou à instituição vinculado ao curso de Engenharia de Produção, teve seu primeiro contato com o curso de Matemática Industrial justamente em uma edição do SIMMI. "O primeiro contato que tive com a unidade de Matemática foi em um SIMMI, em 2010", contou, lembrando que após isto foi removido à referida unidade, onde ministrou disciplinas e deixou contribuições para o crescimento do curso.

Dois egressos do curso de Matemática Industrial também compuseram a mesa redonda de resgate histórico, em que os mesmos contaram histórias de tempos bem diferentes dos vividos pelos outros componentes. Como é o caso do egresso José Salviano, integrante da primeira turma e hoje professor substituto na UAE de Matemática e Tecnologia, e que inclusive, também é egresso de um dos cursos de mestrado da unidade. Ela fez questão de lembrar que sempre esteve presente na história do curso. "De uma forma ou de outra, sempre estive presente nos 10 anos do curso", ressaltou. E por último, Leandro Mundim, também egresso da primeira turma de Matemática Industrial, que seguiu o caminho dos empreendimentos e em sua fala expôs que os estudantes devem aproveitar o tempo na universidade e sempre buscar atividades extracurriculares. "É preciso buscar coisas extras, além do curso dentro da universidade", falou.

E assim, a atividade de abertura repleta de muita emoção, lembranças e bom humor foi marcada por uma foto ao final, com todos os presentes no auditório, e logo após um coquetel de confraternização.

 

Abertura do VIII SIMMI

Os presentes se reuniram ao fim da abertura para uma foto geral

 

O VIII SIMMI seguirá com atividades até o dia 06/09. Para maiores informações, consulte a programação aqui: http://simmi.catalao.ufg.br/pages/65989

Mais fotos da abertura você confere acessando o álbum no flickr da Assessoria de Comunicação da RC, acessível aqui: https://flic.kr/s/aHsmrXEsYi

                         

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: Notícias Abertura VIII SIMMI Matemática Matemática Industrial RC