Weby shortcut
Curso de Educação do Campo passa por avaliação de reconhecimento do Inep

Curso de Educação do Campo passa por avaliação de reconhecimento do curso

Por Welliton Alves. Criada em 21/08/18 10:53. Atualizada em 21/08/18 15:41.

Avaliação realizada pelo Inep deu ao curso nota final 4. Saiba mais!

Durante os dias 05 a 08 de agosto, o curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, da Regional Catalão/UFG passou pela Avaliação de Cursos de Graduação Presencial realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um ato regulatório para fins de reconhecimento do curso.

A comissão de avaliação composta pelos avaliadores Alessandro Rodrigues Pimenta e Jonathan Rosa Moreira cumpriu um cronograma de atividades durante dois dias de visita in loco (06 e 07 de agosto), em que foram realizadas análises dos documentos do curso e diversas reuniões, entre elas, com a gestão da instituição e a chamada CPA, Comissão Própria de Avaliação, composta pela coordenação, docentes e discentes do referido curso.

 

Curso de Educação do Campo passa por avaliação de reconhecimento do Inep

Primeira atividade in loco da comissão avaliadora foi uma reunião com gestores da instituição e do curso avaliado

 

A avaliação ocorreu em 3 dimensões, sendo elas a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura. Ao final da mesma, o curso obteve conceito final 4.

O relatório da comissão avaliadora constou que "se trata de uma experiência pioneira na UFG, cujos currículo e sistemática do curso inovam positivamente a efetivação de um curso de licenciatura, considerando a Alternância, que se encontra num patamar diferenciado de um curso presencial convencional e de um curso a distância. Trata-se de um curso novo, aprovado em Edital específico da SECADI/MEC, em 2012. As previsões editalícias foram materializadas, seja no número de vagas ofertadas, bem como A implementação e a sedimentação da proposta do curso foram percebidos in loco."

A Coordenação do curso avaliado manifestou seu contentamento com a nota obtida e valorizou o trabalho de todos os envolvidos no sucesso do curso até aqui. "A Coordenação fica muito contente com o resultado da avaliação do INEP. Sem dúvidas demonstra o trabalho e luta de todo corpo docente para a implantação de um novo curso em nossa IES. Ressalto que a nota 4 é de suma importância para a consolidação da Educação Popular em nossa IES, e nas demais IES que lutam para tornar o Ensino Superior mais inclusivo e libertador", ressaltou o coordenador do curso, Prof. Wender Faleiro. "Nosso curso tem ainda, muitas lutas e desafios, mas temos confiança e certeza que há espaços e caminhos em nossas IES para construirmos espaços educativos com o povo, espaços que valorizem a diversidade de sujeitos e saberes... enfim, uma Universidade realmente do povo", acrescentou Wender sobre as expectativas futuras em relação ao curso.

 

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: Notícias Educação do Campo Avaliação Reconhecimento Inep RC UFG