Curso de Educação do Campo passa por avaliação de reconhecimento do Inep

Curso de Educação do Campo passa por avaliação de reconhecimento do curso

Por Welliton Alves. Em 21/08/18 10:53. Atualizada em 21/08/18 15:41.

Avaliação realizada pelo Inep deu ao curso nota final 4. Saiba mais!

Durante os dias 05 a 08 de agosto, o curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, da Regional Catalão/UFG passou pela Avaliação de Cursos de Graduação Presencial realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um ato regulatório para fins de reconhecimento do curso.

A comissão de avaliação composta pelos avaliadores Alessandro Rodrigues Pimenta e Jonathan Rosa Moreira cumpriu um cronograma de atividades durante dois dias de visita in loco (06 e 07 de agosto), em que foram realizadas análises dos documentos do curso e diversas reuniões, entre elas, com a gestão da instituição e a chamada CPA, Comissão Própria de Avaliação, composta pela coordenação, docentes e discentes do referido curso.

Curso de Educação do Campo passa por avaliação de reconhecimento do Inep

Primeira atividade in loco da comissão avaliadora foi uma reunião com gestores da instituição e do curso avaliado

A avaliação ocorreu em 3 dimensões, sendo elas a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura. Ao final da mesma, o curso obteve conceito final 4.

O relatório da comissão avaliadora constou que "se trata de uma experiência pioneira na UFG, cujos currículo e sistemática do curso inovam positivamente a efetivação de um curso de licenciatura, considerando a Alternância, que se encontra num patamar diferenciado de um curso presencial convencional e de um curso a distância. Trata-se de um curso novo, aprovado em Edital específico da SECADI/MEC, em 2012. As previsões editalícias foram materializadas, seja no número de vagas ofertadas, bem como A implementação e a sedimentação da proposta do curso foram percebidos in loco."

A Coordenação do curso avaliado manifestou seu contentamento com a nota obtida e valorizou o trabalho de todos os envolvidos no sucesso do curso até aqui. "A Coordenação fica muito contente com o resultado da avaliação do INEP. Sem dúvidas demonstra o trabalho e luta de todo corpo docente para a implantação de um novo curso em nossa IES. Ressalto que a nota 4 é de suma importância para a consolidação da Educação Popular em nossa IES, e nas demais IES que lutam para tornar o Ensino Superior mais inclusivo e libertador", ressaltou o coordenador do curso, Prof. Wender Faleiro. "Nosso curso tem ainda, muitas lutas e desafios, mas temos confiança e certeza que há espaços e caminhos em nossas IES para construirmos espaços educativos com o povo, espaços que valorizem a diversidade de sujeitos e saberes... enfim, uma Universidade realmente do povo", acrescentou Wender sobre as expectativas futuras em relação ao curso.

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: Notícias Educação do Campo Avaliação Reconhecimento Inep RC UFG