Prof.ª Iracema em palestra no Seminário de Transição

Seminário de Transição recebe Reitora da UFOB e discute que universidade queremos

Por Welliton Alves. Em 25/06/18 16:15. Atualizada em 25/06/18 17:26.
Com dois dias de atividades, evento possibilitou à comunidade universitária iniciar o debate sobre o processo de transição UFG/UFCAT e projetar a nova universidade. Veja!

Na última quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de junho respectivamente, aconteceu no Auditório Prof.ª Lívia Abrahão do Nascimento, na Regional Catalão, um seminário visando abordar junto à comunidade universitária local o processo de transição de Regional da Universidade Federal de Goiás (UFG) para Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e assim iniciar as discussões acerca de que universidade pretende-se que seja esta.

Prof.ª Iracema em palestra no Seminário de Transição

Palestra com Prof.ª Iracema Santos Veloso, Reitora da UFOB, universidade que também foi criada por desmembramento de uma universidade sede

A programação do evento contou com dois momentos. No primeiro dia aconteceu, às 19h30min, uma palestra com a Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Prof.ª Iracema Santos Veloso, graduada em Nutrição com mestrado e doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, ex-Diretora da Faculdade de Nutrição e Pró-Reitora de Planejamento, que há 5 anos exerce o cargo de reitora pro tempore na referida instituição.

Iracema trouxe em sua fala relatos e experiências sobre o processo de criação e consolidação da UFOB, que também foi criada por desmembramento, esta no caso, do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela destacou, na oportunidade, que nesse momento de transição é muito importante a união de todos os envolvidos e dedicação no trabalho de consolidar a nova universidade. Ao final, ela respondeu diversas perguntas de participantes do evento, ilustrando com a realidade da UFOB situações que também vão acontecer durante o processo de transição da UFCAT.

Prof.ª Iracema está há 5 anos a frente da reitoria pro tempore da UFOB

O segundo momento do evento, que aconteceu durante a tarde do dia 22, foi o momento de resgate do histórico de planejamento da nova universidade, onde foi feito um levantamento dos grupos de trabalho que foram criados quando do anúncio da UFCAT para pensar a identidade e os principais eixos da mesma. Focando nesse aspecto da identidade da UFCAT e no questionamento do tema do seminário, o público presente foi dividido em dois grupos, a fim de que, fosse trabalhada a questão "que universidade queremos?".

Os grupos, então compostos por representantes da comunidade universitária (servidores técnicos, servidores docentes e estudantes), ponderaram sobre a identidade e perspectivas de atuação desta universidade que será construída, elaborando cada qual um relatório acerca da discussão. Ficou definido ao final do evento que será produzido um documento conjunto entre os relatores de cada grupo e o mesmo será publicizado à toda comunidade para que a mesma possa acrescentar à ele suas contribuições e impressões a respeito da universidade que se deseja construir a partir desse momento.

Grupos de trabalho no segundo dia do Seminário de Transição

Grupos de trabalho debateram sobre que identidade deve ter a Universidade Federal de Catalão

Fonte: ASCOM - RC/UFG/UFCAT

Categorias: NOTÍCIAS Seminário de Transição UFG Ufcat