ep1

Espaço das Profissões e dia C da Ciência divulgam a UFG para a comunidade

Por Fábio Gaio. Em 26/10/17 11:10.

Dia foi marcado pela participação da comunidade e atividades de divulgação científica no centro da cidade

A quarta-feira, (25/10) foi marcada por dois eventos promovidos pela Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiá (UFG), que tiveram o objetivo de abrir as portas da instituição para a comunidade externa, a fim de divulgar parte da produção acadêmica, científica e cultural da universidade. O Espaço das Profissões, evento tradicional voltado, sobretudo, aos estudantes do ensino médio e o Dia C da Ciência, com atrações em diversos pontos da cidade, levaram informação e conhecimento para a população.

O Espaço das Profissões foi realizado no Bloco Didático I e em alguns laboratórios da instituição. As salas de aula se transformaram em espaços interativos, onde os visitantes puderam conversar com estudantes dos 26 cursos de graduação oferecidos na Regional Catalão e assistiram a demonstrações de atividades práticas e receberam informações sobre os cursos e sobre a carreira. Neste ano o Restaurante Universitário (RU) foi aberto aos visitantes, que receberam almoço e lanche gratuitamente.

sala de aula espaço das profissões 2017

Demonstração de atividade em sala de aula interativa no Espaço das Profissões

O Dia C da Ciência contou com atividades na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade e no Centro Integrado do Cerrado (CIC), situado no bairro JK. Na praça foram realizadas rodas de conversas e apresentações de pesquisas desenvolvidas na Regional Catalão, como, por exemplo, o trabalho com plantas medicinais no combate a inflamações gastrointestinais e demonstrações de fenômenos físicos, por meio do grupo que promove o espetáculo Física no Palco. Também foram realizados atendimentos na área de enfermagem e exposição de livros da editora Letras do Cerrado, pertencente à Regional Catalão. No CIC ocorreu a exibição de um documentário e a mostra A educação no corpo da Terra.

O 3º Congresso de Ensino, Pequisa, Extensão e Cultura (Conpeex), que congrega outros eventos e ocorre concomitante com o Espaço das Profissões e o Dia C da Ciência, prossegue até esta quinta-feira (26/10), com minicursos, rodas de conversa, exposição artística, palestras e sarau cultural. O Ciclo de Oficinas de  Matemática e Mostra Internacional VerCiência prosseguem até sexta-feira (27/10) e o 2º Encontro de Matemática EAD está marcado para sábado (28/10).

Dia C da Ciência 2017

Atividade do Dia C da Ciência realizada no centro de Catalão