3 Conpeex Abertura

3º Conpeex e eventos simultâneos movimentam a semana em Catalão

Por Fábio Gaio. Em 24/10/17 10:19.

Cinco eventos ocorrem entre os dias 23 a 27 de outubro na Regional Catalão.

O 3º Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Conpeex) da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (23/10). Considerado o principal evento de divulgação da produção acadêmica, científica e cultural da instituição, o Conpeex ocorre concomitante a outros quatro eventos: II Encontro Goiano de Economia Solidária (24 a 26), Espaço das Profissões (dia 25), Ciclo de Oficinas de  Matemática e Mostra Internacional VerCiência (de 23 a 27), Mostra de Jogos Matemáticos (dias 24 e 25) e II Encontro de Matemática EAD (dia 28).

A cerimônia de abertura do Conpeex foi marcada pela palestra “Existe sociedade sem matemática? – um diálogo sobre a relação sócio-histórico-cultural da matemática no desenvolvimento humano”, com os professores Cleudio Marques Ferreira (UFG), Luzia Márcia Resende Silva (UFG) e Rogério Ferreira (UFSB). Os docentes abordaram a importância e a relação da matemática com outras áreas do conhecimento humano. Antes da realização da palestra, a orquestra Mãos que Tocam, formada por jovens de nove a 17 anos, entusiasmou o público com um repertório de músicas nacionais e internacionais.

Palestra Abertura 3 Conpeex

Palestrantes, da esquerda para direita: Rogério Ferreira, Cleudio Marques Ferreira e Luzia Márcia Resende Silva

O presidente da Comissão Organizadora do Conpeex, Thiago Porto, explica que o evento, realizado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, busca pensar a Matemática e suas diversas interfaces. A escolha do tema parte de uma diretriz do próprio governo federal, que propõe aproximar a ciência e a tecnologia da população, por meio de uma linguagem acessível. "Em um mundo que pode ser binário, de preto e branco, a matemática pode ser colorida e está presente em tudo", afirma Thiago.

O Conpeex prossegue até quinta-feira (26/10), com a realização de palestras, exposições artísticas, apresentações culturais e mostra de cinema, oficinas, minicursos, rodas de conversa e comunicações de pesquisa. Para esta quarta-feira (25/10) o destaque é para o Espaço das Profissões, evento que abre as portas da universidade para estudantes do ensino médio, para vivenciarem um pouco da experiência universitária e a Feira da Barganha, organizada pelo Encontro Goiano de Economia Solidária (Egesol), durante todo o dia.

Mãos que tocam 3 Conpeex

Apresentação da Orquestra Mãos que Tocam, durante a abertura do 3º Conpeex