Oficina prevenção de quedas capa

Oficina aborda prevenção de quedas em idosos

Por Fábio Gaio. Em 19/10/17 17:05.

Atividade do curso de enfermagem aberta a toda a comunidade foi realizada nesta quinta-feira, (19/10)

Um grupo de estudantes do 4º período do curso de Enfermagem, vinculados à disciplina Processo de Cuidar do Adulto e Idoso, coordenados pela professora Ivânia Vera e pela enfermeira Lorena Vargas, da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a estagiária do 10º período de Enfermagem, Jaqueline Rezende de Souza, participaram nesta quinta-feira (19/10) de uma oficina de Prevenção de Quedas em Idosos.

A atividade abordou conceitos, incidência, prevalência, riscos e prevenção, realizando trabalho lúdico com elaborações de cartazes, distribuição de panfletos nas dependências da Regional Catalão, com vistas à promoção da saúde do idoso e prevenção de quedas por meio do empoderamento dos familiares e estudantes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde atualmente existem 650 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e a estimativa é que em 2050, serão dois bilhões. Isso evidencia a necessidade de adotar medidas de organização para que haja uma melhor qualidade de vida para estas pessoas (OMS, 2012). Segundo Ivânia, as quedas podem levar essa geração a uma sequência de fatores prejudiciais para saúde e ate mesmo fatais.

O índice de quedas no Brasil é de 30% ao ano, podendo aumentar para 50% em idosos acima de 85 anos. Algumas medidas de prevenção podem evitar acidentes: instalar barras de segurança no box, em volta do vaso sanitário para que o idoso se apoie, adotar camas na medida correta ao tamanho do idoso, usar cadeiras mais altas com apoio para o braço, utilizar piso antiderrapante, ambientes devem ser iluminado com luz forte, retirar obstáculos: fios elétricos, brinquedos, mesas pequenas do caminho onde o mesmo irá percorrer, evitar o uso de tapetes ao lado da cama, ente outras.

atividade quedas RU

Grupo envolvido em atividade educativa na entrada do Restaurante Universitário (RU)

Categorias: NOTÍCIAS