semana ciencia e tecnologia 2017

Conpeex congrega diversos eventos dentro da Semana de Ciência e Tecnologia

Por Fábio Gaio. Em 18/10/17 15:58.

São cinco eventos que pretendem destacar a importância e a relevância da Matemática em diversas áreas do conhecimento

O 3º Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Conpeex), principal evento de divulgação da produção acadêmica, científica e cultural da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), marcado para os dias 24 a 26 de outubro, está com a programação global finalizada. Serão mais de 50 mini-cursos e oficinas, além de palestras, rodas de conversa, mostras de filmes, comunicações de pesquisa, apresentações culturais e exposições. A programação pode ser conferida no endereço https://iiiconpeex.catalao.ufg.br.

O Conpeex é um dos eventos integrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que neste ano terá o tema "A Matemática está em tudo". Outros quatro eventos ocorrem concomitante ao Congresso, na semana de 23 a 28 de outubro: Espaço das Profissões (dia 25), Ciclo de Oficinas de  Matemática e Mostra Internacional VerCiência (de 23 a 27), Mostra de Jogos Matemáticos (dias 24 e 25) e 2º Encontro de Matemática EAD (dia 28).

De acordo com o professor Thiago Porto, presidente da Comissão Organizadora do 3º Conpeex, os eventos da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, deverão alcançar ao menos 18 municípios da região sudeste de Goiás, envolvendo escolas públicas e particulares, Senai e Instituto Federal Goiano. "Um dos grandes objetivos é capilarizar o alcance da ciência nos municípios envolvidos,", afirma o professor. O tema dos eventos faz alusão ao Biênio da Matemática no Brasil, que pretende colocar a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco das discussões, gerando uma agenda positiva para um público amplo.

Os eventos receberam apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do apoio de outras fundações de apoio à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). Existe ainda a parceria com entidades públicas municipais, estaduais e federais.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: snct.mctic.gov.br
Mostra Internacional VerCiência: http://www.verciencia.com.br/