Capa Sistema de Monitoramento

Sistema de monitoramento por câmeras entra em operação

Por Fábio Gaio. Em 29/09/17 10:39. Atualizada em 29/09/17 11:53.

Imagens captadas são recebidas por uma central situada em Catalão e em Goiânia

Um sistema de monitoramento, composto por 85 câmeras de alta resolução, posicionadas nas áreas externas e internas dos prédios da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), já está em pleno funcionamento. O objetivo é trazer maior segurança para o grande número de pessoas que formam a comunidade universitária.

O diferencial do sistema é sua capacidade de interação com o aplicativo Minha UFG. Pelo aplicativo, no item segurança, é possível fazer um chamado ou denúncia, que será encaminhado a central de monitoramento, que irá verificar o acontecimento pelas câmeras e poderá solicitar a averiguação do ocorrido pelo vigilante mais próximo.

As imagens captadas, protegidas por legislação específica, são monitoradas em tempo real e arquivadas, durante o período de funcionamento da universidade e nos demais períodos. As câmeras funcionam no sistema de detecção de movimento e o sistema é acompanhado por servidores em centrais nas Regionais Catalão e Goiânia.

O sistema foi apresentado durante reunião do Conselho Gestor, realizada nesta quarta-feira, 27. A iniciativa de instalação do monitoramento ocorre em toda a universidade, não sendo restrito apenas a Catalão. Outras câmeras, para monitoramento específico das áreas de estacionamento e do perímetro externo dos campi também deverão ser instaladas em breve.

Sistema de Segurança

Imagem demonstrativa do sistema de monitoramento por câmeras da Regional Catalão

Categorias: NOTÍCIAS