mestrado1

Mestrados obtém nota 4 em avaliação da Capes

Por Fábio Gaio. Em 21/09/17 08:48. Atualizada em 21/09/17 10:35.

Conceito máximo é 5. Estudos da Linguagem e Gestão Organizacional obtiveram nota 4

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela avaliação de programas de pós-graduação brasileiros, divulgou nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU) o resultado da avaliação quadrienal dos cursos de mestrado e doutorado. Na Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) os mestrados em Estudos da Linguagem e em Gestão Organizacional obtiveram conceito quatro, em uma escala que vai de um a cinco.

De acordo com Luciana Borges, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, os pontos avaliados foram a produção docente e discente em livros e periódicos acadêmicos com Qualis, a qualidade das dissertações produzidas, a capacidade de nucleação e intercâmbio com outras instituições, bem como a integração com a educação básica, a inserção social e o impacto do programa para a região e para a área de Linguística e Literatura. Para ela, o bom resultado deixa evidente a relevância do programa para a interiorização da pesquisa e possibilita, futuramente, a implantação de um curso de doutorado.

Para Vagner Rosalem, coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, em uma escala máxima de cinco pontos, o fato do mestrado ter obtido conceito quatro na avaliação da Capes, iguala o trabalho realizado em Catalão com programas já consolidados de instituições renomadas e instalados em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. Para ele, a conquista demonstra a seriedade e a qualidade da pesquisa e abre caminho para a expansão das atividades, com a implantação, no futuro, de um curso de doutorado.

Esta é a primeira vez que os dois programas de pós-graduação passam por uma avaliação completa realizada pela Capes. O Mestrado em Estudos da Linguagem iniciou a primeira turma em 2011. Já o Mestrado em Gestão Organizacional recebeu sua primeira turma em 2012. Ambos os programas estão com inscrições abertas ao processo seletivo para ingresso em 2018. Atualmente a Regional Catalão possui dez programas de Mestrado e dois de Doutorado.

Categorias: NOTÍCIAS